Três esferas de governo reunidas para incrementar ações no Pelourinho

Os primeiros resultados produzidos por uma política de governança do Pelourinho foram apresentados, nesta quarta (10), pelo secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, durante reunião com representantes da comunidade local e autoridades das três instâncias de administração (estadual, municipal e federal). As câmeras de videomonitoramento voltaram a funcionar e o efetivo da Polícia Militar ganha reforço com a chegada de homens do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico que já estão nas ruas, das 8h às 14h e das 15 às 21h.

A reunião teve início às 10 horas, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Centro Histórico. Desde maio, uma vez por mês, o secretário Nelson Pelegrino transfere o seu gabinete para o Pelourinho, sempre na sede do SAT, a fim de intensificar o diálogo com a comunidade e acelerar as ações que contribuem para o fortalecimento do turismo nesta área que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade.

Os secretários municipais Érico Mendonça (Turismo) e Andrea Mendonça (Desenvolvimento, Trabalho e Emprego) participaram da reunião como representantes da Prefeitura de Salvador. Diversos itens reivindicados pela comunidade são de competência municipal e avançaram, como a criação de um grupo de trabalho que planejar ações de acolhimento dos menores em situação de risco.

Representante da esfera federal, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, já auxilia na etapa de definição dos locais que terão novas câmeras de videomonitoramento, assunto para o qual também foi constituído um grupo de trabalho. A colocação de novas câmeras requer atenção às regras de proteção do patrimônio.

O secretário Jorge Portugal (Cultura) assegurou a manutenção de 60 shows por mês em praças e largos do Pelourinho, assunto a ser mantido em debate, visando a captação de mais eventos.

Técnicos da Conder e do Ipac falaram sobre ações em andamento na área da infraestrutura. A Polícia Militar, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e a Guarda Municipal estão articuladas para um trabalho ainda mais eficaz, proporcionando segurança a baianos e turistas.

“A reunião demonstrou a capacidade de mobilização dos diversos agentes públicos para atuarem, em suas esferas de responsabilidade, vencendo os desafios de uma pauta de ações caracterizada pela transversalidade”, finalizou o secretário Pelegrino.

Rolar para cima