Os primeiros resultados produzidos por uma política de governança do Pelourinho foram apresentados, nesta quarta (10), pelo secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, durante reunião com representantes da comunidade local e autoridades das três instâncias de administração (estadual, municipal e federal). As câmeras de videomonitoramento voltaram a funcionar e o efetivo da Polícia Militar ganha reforço com a chegada de homens do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico que já estão nas ruas, das 8h às 14h e das 15 às 21h.
A reunião teve início às 10 horas, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Centro Histórico. Desde maio, uma vez por mês, o secretário Nelson Pelegrino transfere o seu gabinete para o Pelourinho, sempre na sede do SAT, a fim de intensificar o diálogo com a comunidade e acelerar as ações que contribuem para o fortalecimento do turismo nesta área que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade.
Os secretários municipais Érico Mendonça (Turismo) e Andrea Mendonça (Desenvolvimento, Trabalho e Emprego) participaram da reunião como representantes da Prefeitura de Salvador. Diversos itens reivindicados pela comunidade são de competência municipal e avançaram, como a criação de um grupo de trabalho que planejar ações de acolhimento dos menores em situação de risco.
Representante da esfera federal, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, já auxilia na etapa de definição dos locais que terão novas câmeras de videomonitoramento, assunto para o qual também foi constituído um grupo de trabalho. A colocação de novas câmeras requer atenção às regras de proteção do patrimônio.
O secretário Jorge Portugal (Cultura) assegurou a manutenção de 60 shows por mês em praças e largos do Pelourinho, assunto a ser mantido em debate, visando a captação de mais eventos.
Técnicos da Conder e do Ipac falaram sobre ações em andamento na área da infraestrutura. A Polícia Militar, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e a Guarda Municipal estão articuladas para um trabalho ainda mais eficaz, proporcionando segurança a baianos e turistas.
“A reunião demonstrou a capacidade de mobilização dos diversos agentes públicos para atuarem, em suas esferas de responsabilidade, vencendo os desafios de uma pauta de ações caracterizada pela transversalidade”, finalizou o secretário Pelegrino.