Trancoso, Bahia, no inverno, também é “massa” – e mais barato

Nos meses de inverno, as temperaturas são amenas, as chuvas esparsas e as passagens aéreas mais baratas

Casas históricas do UXUA Casa Hotel & spa no Quadrado, em Trancoso (BA)

Trancoso (Porto Seguro, BA) é um dos vilarejos mais antigos do Brasil. Fundado por missionários jesuítas em 1586, o local manteve-se praticamente intacto (sem eletricidade ou qualquer infraestrutura) até a década de 1970, quando foi “redescoberto” por viajantes e hippies de todo o mundo e, desde então, vem conquistando pessoas de todo o globo devido a uma simplicidade que oferece diversidade, conforto e modernidade.

Localizado na região da Costa do Descobrimento, mais precisamente no município de Porto Seguro, o vilarejo está mais próximo do Espírito Santo do que de outros estados vizinhos. Seu clima conta com temperaturas amenas o ano inteiro. De novembro a abril, a média máxima fica entre 28°C e 30°C e a mínima fica na faixa dos 23°C. Os meses mais frios, ou menos quentes (junho, julho e agosto) registram máxima de 25°C e mínima de 19°C.

As chuvas moderadas aparecem ao longo de todo o ano, mas surgem mais no verão. A maior incidência registrada é em novembro, com 148 mm. O mês de agosto conta com menos precipitações, com a marca de 60 mm. Para julho e agosto de 2023, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê que elas estejam de 10 a 50 mm abaixo da média. O sol sempre aparece na região, mesmo que intercalado com rápidas passagens de água.*

Casa da maior diversidade marinha do oceano Atlântico Sul, a região possui características naturais singulares, com grande importância biológica e histórica, que oferece roteiros sustentáveis. O que gera melhor distribuição de renda, valorização e protagonismo da comunidade local, além da conservação e restauração do meio ambiente e da história do Brasil.

Interior das casas históricas do UXUA Casa Hotel & spa, em Trancoso (BA)

Entre as inúmeras opções de hospedagem o UXUA Casa Hotel & Spa oferece uma experiência trancosense singular. Aqui os visitantes hospedam-se em casas históricas restauradas no Quadrado de Trancoso, parte central da região, e outras que foram adicionadas pelo ex-diretor criativo da marca italiana Diesel, Wilbert Das ao longo do tempo, totalizando 16 casas totalmente exclusivas, repletas de antiguidades e decoração com materiais restaurados da região.

Treze dessas casas estão distribuídas em uma área com nove mil metros quadrados de jardins abundantes, onde ficam também a piscina revestida de Quartzo Aventurino (conhecido por suas propriedades curativas), academia, UXUA Vida Spa & Lab e ateliê com tear antigo. A poucos passos estão outras três casas. O UXUA ainda conta com Praia Bar na praia dos nativos e restaurante no próprio Quadrado e uma fazenda orgânica. A famosa hospitalidade baiana é onipresente.

Para as férias de julho, o UXUA oferece uma noite cortesia para estadas com mínimo de 4 noites. 

Interior das casas históricas do UXUA Casa Hotel & spa, em Trancoso (BA)

Para os viajantes brasileiros que desejam desbravar o local, a boa notícia é que os preços dos voos nacionais caíram em relação ao mesmo período do ano passado. Um estudo do metabuscador de viagens KAYAK** aponta, além da queda nos preços, as cidades que mais têm buscado o destino como opção para as férias de julho.

As passagens de Porto Alegre para Porto Seguro, por exemplo, caíram 37% em relação ao mesmo período em 2022. Já no Rio de Janeiro, os preços das passagens de pessoas que vão para o mesmo destino contam com um valor 27% mais barato em relação ao ano anterior.

Em Goiânia também houve queda nos preços das passagens. Neste caso, ainda mais expressiva, com 38% em relação ao ano passado. Belo Horizonte e Brasília também apresentaram queda de preços, indicando que Trancoso e toda a região da Costa do Descobrimento são uma boa opção para quem deseja se aventurar economizando mais.

*Dados do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia 

** O levantamento foi realizado na base de dados do KAYAK considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, a partir dos principais aeroportos do Brasil, para Porto Seguro. Como datas de buscas, foram consideradas de 01/03 a 31/05 de 2023, comparadas com o mesmo período de 2022. Para datas de viagem, foram consideradas 01/07 a 31/07 de 2023, versus o mesmo período do ano anterior. Os preços e percentuais são uma média e podem variar com o tempo.

Sobre o UXUA

imagem

O UXUA Casa Hotel e Spa celebra a cultura e história de Trancoso e define o luxo descontraído.

Inaugurado em 2009 pelo designer Wilbert Das, é composto por 13 casas únicas com 1 a 3 suítes

cada, espalhadas por um exuberante jardim particular em pleno Quadrado Histórico de Trancoso; pequena vila de pescadores no idílico litoral sul baiano. Quatro casas e a entrada do hotel são centenárias ex-moradias de pescadores, cuidadosamente restauradas por Das em parceria com artesãos locais. O restaurante UXUA Quadrado e o UXUA Praia (lounge de praia construído em um antigo barco de pesca abandonado) oferecem culinária baiana-fusion com ingredientes frescos e orgânicos, muitos vindos diretamente da fazenda do hotel, UXUA Roça, ou colhidos no santuário natural UXUA Maré na praia de Itapororoca. UXUA Vida é uma inovadora iniciativa de bem-estar composta pelo Vida Spa, que oferece tratamentos exclusivos com ingredientes naturais, e pelo Vida Lab, que explora segredos da nutrologia sob direção de um médico. Nossos valores orgânicos também estão presentes nas coleções de moda e decoração do Ateliê do hotel e da UXUA D.A.S; antigos teares nos jardins do hotel produzem kaftans, mantas, almofadas e bolsas com algodão e pigmentos orgânicos. Figura constante na lista de melhores resorts da Condé Nast Traveller, em 2021 o UXUA foi escolhido pelo Readers Choice Awards como o Melhor Resort do Mundo.

Acesse: https://uxua.com/pt/

imagem
imagem
imagem

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!