Trade turístico de Fernando de Noronha se reúne com gestores estaduais

DSC_1083

 

 Depois de percorrer o Sertão e o Agreste de Pernambuco, “Seminário Destino PE” chegou a Fernando de Noronha

 

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento do Turismo. Hoje (15/6), aconteceu a terceira etapa do “Seminário Destino PE”, em Fernando de Noronha.

O encontro reuniu mais de cem representantes do trade turístico do Arquipélago e contou com a participação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, do presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, do administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Jr., de conselheiros municipais da Ilha, além de técnicos da Seturel e Empetur. “Com a ajuda do trade turístico, estamos colhendo informações valiosas sobre o turismo. Com esse mapeamento, iremos obter um diagnóstico preciso de como está o Turismo no estado”, comenta o secretário Felipe Carreras.

O seminário é voltado para secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo). “A realização do Destino PE no arquipélago é extremamente importante, pois cerca de 90% da economia da ilha depende das atividades turísticas. Saber as necessidades do trade e trabalhar para desenvolver o destino é, sem dúvidas, uma grande iniciativa do Governo”, afirma Reginaldo Valença Jr.

No encontro, os representantes do trade turístico passaram informações sobre a estrutura dos equipamentos turísticos, a organização da cadeia produtiva do turismo, os recursos e atrativos turísticos que existem na Ilha, a demanda de capacitação, como é o trabalho da gestão pública do turismo, além de ações de esportes. “A presença do secretário do Estado aqui em Noronha é um avanço, um grande passo, porque além do Governo perceber as nossas necessidades, temos a oportunidade de reivindicar para que tudo seja resolvido”, informa Antônio Luiz Brussolo, pousadeiro.

“A grande importância desse encontro que o governo realizou em nosso arquipélago é poder ouvir as nossas dificuldades e anseios. Noronha vive do Turismo e a grande expectativa hoje é a capacitação, para que o arquipélago sirva de exemplo para o mundo todo como modelo de turismo, um modelo sustentável, que seja bom para a população e pra quem vem visitar o arquipélago”, destaca Adriana Fernanda Flor, pousadeira e presidente do Conselho de Turismo de Fernando de Noronha. No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise.

A primeira etapa do “Seminário Destino PE” aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. A segunda etapa foi no Agreste pernambucano e reuniu mais de 300 representantes do trade turístico de Gravatá, Pesqueira, Garanhuns e de mais 70 municípios do entorno. A ação seguirá para o Litoral Norte no dia 18 de junho. Até 07 de julho, irá percorrer mais cinco municípios.

Secretaria de Turismo garante apoio para obras em Fernando de Noronha

Nesta segunda-feira (15) o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, acompanhado pelo administrador Geral de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Jr., visitou importantes obras realizadas na Ilha. Pelo roteiro, a Praça Miguel Arraes, na Vila do Boldró, a Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, na Quixaba, a Rua Amaro Preto, na Floresta Velha e o píer do Porto de Santo Antônio. Por último, o secretário também visitou o Palácio São Miguel, sede administrativa, para participar de reunião com representantes do trade local.

A Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS), primeiro local visitado, encontra-se na primeira etapa de reestruturação, com a construção de 02 galpões em fase final. De acordo com Reginaldo Valença Jr., restam apenas 12% de obra para conclusão, que será finalizada após a liberação de recursos aditivos em favor da empresa responsável. Percebendo a importância de melhorias no local, Carreras garantiu apoio da Secretaria para a segunda etapa, viabilizando a pavimentação interna da Usina.

Na região do Boldró, Carreras e Valença visitaram a Praça São Miguel, financiada com recursos da Secretaria de Turismo, por meio do PRODETUR/Nacional, na ordem de R$ 480 mil, e recentemente inaugurada, oferecendo um novo espaço para a comunidade e turistas. Já a Rua Amaro Preto, anteriormente chamada de “rua da lama”, encontra-se na etapa final de pavimentação. As obras na via foram realizadas através de uma parceria da Administração da Ilha com os empresários da região. Reginaldo Valença Jr. também levou o secretário para visitar o Porto de Santo Antônio, recuperado e ampliado em 2012, com investimento de R$ 72 milhões, com o objetivo de garantir a continuidade do abastecimento da Ilha e possibilitar  uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Na reunião com o trade local, representantes colocaram questões relativas a melhorias no serviço turístico, como a exigência da regulamentação das hospedarias do arquipélago e maior controle dos sites especializados em vendas de hospedagens. “Estamos à disposição para verificar e resolver como regulamentar esta atividade, através de capacitações e incentivo aos empresários, para que eles busquem a regulamentação”, declarou o secretário. Reginaldo completou: “As empresas que não estão adequadas prejudicam e comprometem o destino como um todo”.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.