Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Time do Sangue: aplicativo que conecta doadores a hemocentros

 

A startup do bem descomplica o processo de doação de sangue, tornando o processo mais acessível à população

A cada dois minutos, uma pessoa precisa de sangue no Brasil: o problema é que apenas seis em cada dez indivíduos no país são voluntários e fazem doações com frequência. Os outros quatro só realizam a ação espontaneamente quando um amigo próximo ou familiar necessita de uma transfusão. Para reverter esse quadro, aproximando doadores dos hemocentros, foi criado em 2017 o aplicativo Time do Sangue.

O app do bem para smartphones, gratuito e disponível nas plataformas IOS e Android, agiliza o processo de doação de sangue, fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, quatro vidas com apenas um clique. A tecnologia descomplica o processo, permitindo que todas as etapas da doação de sangue sejam realizadas de forma rápida e eficiente.

Por meio do celular, qualquer pessoa pode agendar a doação via aplicativo – sem filas e sem burocracia. Depois de preencher um cadastro simples, o usuário passa a fazer parte de uma rede unificada: com a geolocalização, o sistema consegue acionar o doador mais próximo sempre que alguém precisa de sangue. E com a agilidade necessária para resguardar vidas.

O Time do Sangue permite, ainda, que o voluntário carregue laudos de exames e documentos pessoais, com segurança e sigilo absoluto. Desta forma, o doador pode acessar seu histórico médico sempre que precisar. Além da economia de tempo, o aplicativo também envia informações e lembretes para futuras contribuições.

Para os hemocentros, o Time do Sangue garante o aumento geográfico das doações, com expansão a nível nacional, já que permite a melhor organização dos agendamentos. Desta forma, há redução das desistências graças ao atendimento rápido e qualidade no serviço prestado. Com as doações regulares, os hemocentros otimizam o aproveitamento dos componentes do sangue e medula, ampliando a oferta a quem realmente necessita de sangue.

“Para os hemocentros e bancos de sangue, o aplicativo se torna o meio de comunicação ideal para a realização de campanhas de doação e atender situações de emergência, especialmente em épocas do ano com baixo estoque de bolsas de sangue”, analisa Juliana Aguiar, coidealizadora do projeto.

Atualmente, as doações de sangue no Brasil se encontram aquém dos números recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, o número de doadores deve abranger entre 3 e 5% da população. No país, esse índice não chega a 2%. “O objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito e não somente em datas específicas ou quando conhecem alguém que precisa de transfusão. O aplicativo

consegue localizar o doador e mandar uma mensagem solicitando a doação”, completa Juliana.

Pré-requisitos para a doação de sangue

* Estar em boas condições de saúde e descanso

* Ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos)

* Pesar no mínimo 50 kg

* Estar alimentado (evite ingerir alimentos gordurosos)

* Apresentar documento oficial de identidade com foto

* Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade ou doenças intacto-contagiosas como Doença de Chagas, Sífilis e Aids;

* Não ter comportamento de risco para contrair tais doenças;

* Não estar resfriado ou com gripe

* Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses

* Não estar grávida ou amamentando

Sobre o Time do Sangue

O Time do Sangue é uma startup do bem, que tem o objetivo de facilitar o processo de doação de sangue por meio do agendamento via aplicativo. O Time do Sangue conecta hemocentros e doadores e pode, inclusive, ser utilizado em campanhas de doação para atender demandas de emergência. Para o usuário, o diferencial é que o app significa uma melhoria no atendimento, evitando filas de espera.

Criado em 2017, o Time do Sangue está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android. Por meio do app, o usuário tem acesso a informações pertinentes e recebe lembretes para que possa voltar a doar sangue assim que possível. Já os hemocentros têm a possibilidade de conhecer a demanda de doação e preparar seus colaboradores para receber os doadores de acordo com os horários de agendamento. O Time do Sangue tem como missão atingir os níveis ideais de doação no Brasil, tornando a doação de sangue um hábito

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem