Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

TAM registra recorde de ocupação dos voos domésticos e internacionais em 2014

Acima da média do setor, load factor em voos pelo Brasil e para o exterior superam
a marca dos 80% no ano e são os melhores resultados da empresa na última década
 A TAM Linhas Aéreas alcançou recorde histórico nas taxas de ocupação doméstica e internacional dos voos operados em 2014. Computados os dados operacionais preliminares do ano e as projeções da empresa para o mês de dezembro, o load factor anual nos voos dentro do Brasil e para o exterior já atinge as maiores marcas da TAM na série histórica do setor aéreo, que vem sendo publicada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Desde 2011 estamos buscando maior eficiência e aproveitamento dos nossos ativos. Os números refletem a estratégia que adotamos diante de um cenário de alta competição e de avanço dos custos operacionais”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Se pensarmos que há 10 anos operávamos com até 30% dos aviões ociosos, hoje conseguimos uma evolução operacional extraordinária, que atesta a nossa capacidade de trabalhar com excelência e disciplina, no mesmo nível dos outros líderes mundiais do setor aéreo”.
No mercado doméstico durante 2014, a TAM já registra load factor anual de 81,4%, enquanto a média do setor se situa em 79,7%. Os dados oficiais consideram o acumulado do setor até novembro, já que a ANAC ainda não divulgou os dados de dezembro do último ano.
O avanço da ocupação doméstica da TAM, sobretudo desde 2012, está fortemente vinculado à disciplina de oferta praticada pela empresa recentemente, que consiste no melhor aproveitamento das aeronaves e na adequação da capacidade à demanda existente.
No mercado internacional durante 2014, a TAM já registra load factor anual de 85%, enquanto a média do setor se situa em 82,6%. Os dados oficiais também consideram o acumulado do setor até novembro, já que a ANAC ainda não divulgou os dados de dezembro do último ano.

O avanço da ocupação internacional da TAM, que considera os voos de companhias brasileiras operados ao exterior, é regular e acima da média do setor desde 2006. No entanto, o índice de 2014 é o maior registrado pela companhia nos últimos 10 anos.

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 145 destinos, em 27 países, com uma frota de 324 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira