SUSTENTABILIDADE: SALVADOR BAHIA AIRPORT VIRA CASE EM MBA INTERNACIONAL

Considerado o mais sustentável do país, aeroporto virou material de estudo para ITAérea Aeronautical Business School, na Espanha 

O reconhecimento do Salvador Bahia Airport em 2019 como o aeroporto mais sustentável do país pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ganhou repercussão internacional. A transformação por qual o terminal passou rumo à redução do impacto ambiental chamou a atenção e o levou ser escolhido para ser case de estudo do MBA em Gestão Sustentável do Transporte Aéreo na ITAérea Aeronautical Business School, primeira escola internacional especializada em gestão aeroportuária e aeronáutica, com sede na Espanha.  

O caso de sucesso do aeroporto chegou ao conhecimento da escola por meio do Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares, que também é aluno da ITAérea. O gestor foi convidado para lecionar o módulo intitulado “Salvador Bahia Airport: O Aeroporto mais sustentável no Brasil”.  O curso foi disponibilizado nesta segunda-feira (27) aos estudantes.  

“O Salvador Bahia Airport é um caso claro de uma história de sucesso que mostra que uma gestão eficiente de recursos humanos e materiais pode levar a melhorias substanciais na pegada ambiental de um aeroporto. Os estudantes da ITAérea valorizam conhecer e experenciar cases desse tipo através de seus protagonistas e principais agentes envolvidos”, explica José Ignacio Escudero, CEO da ITAérea.  

Aeródromos Sustentáveis 
O reconhecimento das bem-sucedidas iniciativas ambientais do Salvador Bahia Airport veio após a realização do levantamento “Aeródromos Sustentáveis” pela ANAC, que mapeou práticas voltadas para a gestão ambiental nos aeroportos do país.  

Para o mapeamento, foram levados em conta 36 indicadores, que examinavam fatores como gestão hídrica, energia elétrica, de resíduos, mudanças climáticas, emissões atmosféricas, ruídos, solo, fauna e flora bem como educação ambiental e gestão organizacional.  

O principal terminal baiano atendeu 33 dos 36 requisitos em avaliação, registrando 88,85% da pontuação e sendo considerado com ações sustentáveis em nível avançado.  

Sobre o Salvador Bahia Airport  
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano.    
 
Apontado como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu pioneirismo em ações de preservação ambiental.  Norteado pela Air Pact, estratégia global da VINCI Airports, o aeroporto foi o primeiro do Brasil a reutilizar 100% da água consumida, a não dispensar resíduos sólidos para aterros sanitários e a ter uma usina solar – com 4,2 MW de potência. As ações do aeroporto para redução de emissão de carbono o levaram ainda a receber a Certificação de Acreditação em Carbono (ACA Certification)  pelo Conselho Internacional de Aeroporto (ACI). Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.br ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport. 

Sobre a VINCI Airports  

A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Atendida por mais de 250 linhas aéreas, a rede VINCI Airports transportou mais de 255 milhões de passageiros em 2019.   

Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar a gestão e o desempenho dos aeroportos e fazer ampliações e outras melhorias. Em 2019, sua receita anual para atividades geridas foi de 4,9 bilhões de euros e de 2,6 bilhões de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.  

Rolar para cima