Soltour aposta num novo e exótico destino com a operação Porto-Djerba em 2024

  • Durante o verão do próximo ano, o operador vai disponibilizar um voo direto por semana entre a Invicta e a ilha tunisina.
  • Com esta nova operação, a Soltour reforça a sua aposta em destinos novos e diferenciados, ampliando a oferta disponível no mercado nacional para as férias de verão dos portugueses.

 No verão de 2024, entre junho e setembro, a Soltour vai passar a ligar o Porto a Djerba, na Tunísia, com um voo semanal às quintas-feiras. A operação passará a ser comercializada a partir de dezembro. 

Esta é uma nova aposta do operador, líder de mercado em Portugal e Espanha no segmento de sol e praia. Segundo Luís Santos, Diretor Comercial da Soltour em Portugal e Espanha, “a operação Porto-Djerba vai permitir aos portugueses conhecer um destino fantástico no Norte de África, que, acreditamos, se continuará a afirmar como uma tendência. Djerba é uma ilha encantadora, banhada pelo Mediterrâneo, sendo um destino perfeito para os apreciadores de praia e de mar. No entanto, também é um local com grande cultura e história, que remonta à antiguidade grega, e oferece um exemplar da melhor gastronomia do Magrebe.

Praia, cultura e história num destino insular

A ilha tunisina de Djerba, no Mediterrânio, cativa os visitantes com uma combinação entre herança cultural e beleza natural. Conhecida pelas praias de areia dourada, Djerba oferece uma atmosfera tranquila, que atrai visitantes à procura de um refúgio à beira-mar. 

Um dos destaques da ilha é a sua cultura. A sinagoga El Ghriba, uma das mais antigas do mundo, representa um testemunho da longa história da comunidade judaica em Djerba, enquanto a Mesquita Fadhloun e a Mesquita Sidi Yati constituem notáveis exemplos da arquitetura religiosa da região. Na verdade, há muito que explorar em Djerba para os entusiastas de história. Como o Museu de Guellala, que exibe artefactos relacionados com a tradição da olaria e com o modo de vida local. A ilha é conhecida pelo artesanato, incluindo tapeçaria, cerâmica e joias. 

Este destino abriga, também, uma atmosfera mística: reza a história que Djerba corresponde à ilha dos lotófagos, onde Ulisses desembarcou durante a sua viagem pelo Mediterrâneo na “Odisseia” de Homero. Muitos séculos depois, a ilha desempenhou outro papel importante no imaginário coletivo, servindo de cenário para uma cena icónica do filme “Guerra das Estrelas”. 

Em Djerba, a história também se serve à mesa. A gastronomia tunisina é o resultado da influência deixada pelos vários povos que lá habitaram, dos turcos e franceses aos gregos e egípcios. Pratos como o cuscuz e o tagine são bons embaixadores da culinária do país, mas Djerba é rica também em pratos com peixe e frutos do mar, como o “brik”: uma espécie de folhado recheado com atum e ovo. Nos vários mercados da ilha, abundam os legumes e os frutos de época, além do aroma das ervas aromáticas, das especiarias e dos frutos secos – um ingrediente que é presença frequente nos doces da região, como o célebre “makroud”.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!