Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Setembro é a abertura oficial do verão

Saiba quais as considerações para adquirir um barco e como navegar com segurança

 

Mesmo que o calendário nacional ainda aponte a primavera, setembro, em boa parte do nordeste, é considerado como mês que abre o verão, mais precisamente o dia 7 de setembro. Nada melhor, então, do que aproveitar os dias de sol em alto mar, a bordo de uma embarcação moderna, ao lado dos amigos e família. Adquirir um barco, entretanto, não é mais privilégio de milionários, porém requer investimento, por isso é importante que a compra aconteça de maneira consciente para que não haja risco de arrependimento.

O empresário José Pinteiro Filho, sócio da Ecomariner, estaleiro posicionado como o quarto maior do país, explica que o primeiro passo é definir a finalidade do barco: lazer, regata ou um cruzeiro, pois para cada função existe um modelo e navegação específicos. “Barcos usados para correr regatas, por exemplo, sofrem um desgaste natural e por isso precisam de manutenção com maior frequência. Já para cruzeiro, é preciso investir em equipamentos específicos”, explica, salientando que independente da finalidade, ter uma reserva para conservação e manutenção é muito importante. Em relação à navegação, é preciso atentar para algumas dicas. Afinal, navegar pode ser um prazer indiscutível, principalmente no Nordeste brasileiro, onde as paisagens naturais são exuberantes. Saiba quais as considerações para navegar com segurança.

Pinteiro pontua que a lista de precauções começa ainda fora do barco, principalmente durante o verão, quando as temperaturas costumam oscilar bastante e as tempestades são corriqueiras. “É indispensável acompanhar a previsão do tempo pelo menos dois dias antes da saída e consultar a tábua das marés caso escolha navegar pelo mar”, determina. A atenção deve ser redobrada para quem não conhece a região. Nesse caso, é válido consultar, também, as cartas náuticas.

Já dentro da embarcação, é imprescindível fazer uma inspeção rigorosa e verificar se todos os equipamentos necessários estão à disposição. Material de combate a incêndios, coletes salva vidas, bem como rádio e registro da embarcação. Além disso, procure verificar o funcionamento das luzes de navegação, a condição de carga das baterias e o nível de óleo do motor e combustível. “Independente da potência da embarcação, a quantidade de combustível necessária irá depender da quantas pessoas e materiais você irá carregar. Quanto mais pesado estiver o barco, mais alto deve ser o nível de combustível”, alerta o empresário.

Por fim, antes de dar a saída ou acelerar a lancha, certifique-se que todos estão sentados e longe das bordas do barco. Isso evita uma possível queda na água durante as oscilações. Enquanto estiver navegando, procure manter-se a uma distância segura de 200 metros das praias, a menos que precise embarcar ou desembarcar alguém. As praias costumam ficar cheias de banhistas principalmente nesta época do ano, portanto aproxime-se devagar e com extremo cuidado. Assim, todos podem aproveitar as águas e o passeio ocorre de vento em popa.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem