Seis municípios alagoanos são inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro

Alagoas possui atualmente 46 municípios considerados como turísticos pelo Ministério do Turismo (MTur).

Quilombo dos Palmares (3).jpg

Com compromisso ecológico, cultural e histórico, o turismo está cada vez mais desenvolvido em Alagoas com a inserção de seis municípios na edição 2022 no Mapa do Turismo Brasileiro. A adesão ao mapa demonstra a vocação turística dos municípios alagoanos e garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos em cada cidade. Ao todo, o estado possui atualmente 46 municípios cadastrados no Ministério do Turismo.

A atualização da lista de municípios é realizada anualmente e leva em conta os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para adequação ao Mapa. A cada nova edição feita pelo Ministério é avaliado se os critérios ainda estão sendo seguidos e novos municípios podem ser inseridos e outros retirados.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, a presença de seis novos municípios demonstra o desenvolvimento turístico de todo o Destino Alagoas.

“Os municípios que estão cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro estão aptos a praticar atividades turísticas e a receber recursos para desenvolver ainda mais o segmento. Esses seis novos municípios cadastrados mostram o compromisso do Governo de Alagoas e das instâncias de governança de cada região turística com o desenvolvimento econômico e turístico do nosso estado”, destaca.

A presença dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade, através de políticas públicas, estruturação de produtos turísticos e ações promocionais dos destinos.

Os seis novos municípios que foram inseridos no Mapa do Turismo são: Atalaia (Região dos Quilombos); Belo Monte (Regiões Cânions do São Francisco); Pariconha (Regiões Cânions do São Francisco); Maribondo (Região dos Quilombos); Murici (Região dos Quilombos) e São Miguel dos Campos, na Região Lagoas, Mares e Rios do Sul.

Retomada Segura

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra cerca de 2.050 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.