Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Secretária de Turismo de Portugal faz primeira visita oficial ao Brasil e visita 39ªedição da feira das Américas -ABAV na próxima semana no Rio de Janeiro

Cecília Meireles, que assumiu em junho o cargo de Secretária de Estado doTurismo de Portugal, virá ao Brasil este mês para sua primeira visita oficial. Ela participará da 39ª edição da Feira das Américas – ABAV, principal feira de turismo do Brasil, que ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro, das 11h às 18h, no Riocentro, Rio de Janeiro.

O Brasil está entre os principais mercados emissores de turistas para o país, tendo de janeiro a julho de 2011 superado o mesmo período de 2010 em 23,7% com 253.320 hóspedes ante 204.792. As receitas turísticas geradas pelos brasileiros neste ano também são positivas. De janeiro a julho de 2010, Portugal registrou 181 milhões de euros. Já no mesmo período de 2011, os brasileiros que lá estiveram geraram 220,9 milhões de euros em receitas, 22% maior.

Formada em Direito pela Universidade de Coimbra, Cecília Meireles tem MBA em administração de empresas na EGP (University of Porto Business School), foi consultora na Assembleia da República de 2002 a 2005 e assessora da Câmara Municipal do Porto de 2006 a 2009. Em recente entrevista ao programa português Grandes Negócios, Cecília citou o Brasil como um dos países que merece uma atenção maior no que tange à divulgação e à promoção de Portugal visando atrair mais turistas.

“Para os próximos anos a aposta tem de ser claramente na promoção externa, porque a grande aposta do crescimento está aí. Tanto naqueles que são os nossos mercados já tradicionais, como Reino Unido, França e Alemanha, como também nos mercados de aposta e novos e que temos trabalhado, como é o caso dos Estados Unidos e Brasil, que merecem uma aposta bastante maior”.

Cecília ressaltou que o fato do território geográfico não ser muito grande é uma enorme vantagem do ponto de vista turístico. “Conseguimos ter produtos muito diversos de uma forma muito concentrada territorialmente. Algarve, Lisboa e Porto podem nos parecer distantes, mas a verdade é que em 5, 6 horas conseguimos percorrer esses destinos”, exemplificou enumerando três regiões com propostas distintas de sol e mar, cidade e cultura.

Cecília Meireles participará dos dois primeiros dias da ABAV e terá encontros com tour operadores e companhias aéreas. No ano passado, a ABAV reuniu 737 expositores de toda a cadeia turística. Ao todo, 23.651 profissionais buscaram informações, novidades e negócios no setor segundo informações do site oficial da feira.

Boa Viagem