SAINT -GOBAIN 2023 acontecerá em Lisboa

.

ARQUITETURA

Decorreu hoje, dia 12 de julho, nos Paços do Concelho de Lisboa, a apresentação da 18ª edição do concurso “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”.  

Lisboa é a cidade escolhida para o desafio de projeto arquitetónico a propor aos concorrentes, bem como para acolher a fase final deste concurso promovido pela Saint-Gobain, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa. Assim, estudantes de arquitetura de todo o mundo são convidados a apresentar projetos idealizados para um terreno pertencente ao Município, incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista.

O evento de apresentação contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, de José Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal, e de uma mesa-redonda de personalidades ligadas à arquitetura, à Saint-Gobain e à Câmara Municipal de Lisboa.

Para Carlos Moedas, “seguindo os passos da Nova Bauhaus Europeia, tão estimulada pela Presidente da Comissão Europeia, este concurso dirigido aos estudantes de Arquitetura liga vetores que nos são muito caros: a ciência e tecnologia à arte e cultura, a mistura da tradição com modernidade, pensando novos usos para velhos espaços abandonados. Maisdo que estudantes, os concorrentes serão inovadores que poderão deixar a sua marca em Lisboa”.

De acordo com José Martos, “em cada edição do Concurso realiza-se uma primeira Fase Nacional em cada país, que seleciona o projeto representante na Fase Internacional. Em 2023, a Fase Internacional terá lugar em Portugal, e não podemos estar mais satisfeitos por Lisboa ser a cidade escolhida para acolher esta 18ª Edição. Contamos desde o início com o inestimável contributo da Câmara Municipal de Lisboa para tornar este evento possível e estamos certos de que estes projetos arquitetónicos alicerçados na sustentabilidade, ajudarão também a pensar socialmente e culturalmente a cidade. “

O Concurso Internacional para Estudantes de Arquitetura da Saint-Gobain assenta na realização de um projeto concreto feito por equipas de estudantes de todo o mundo, idealizado para um terreno real, incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista, perto do Ascensor da Bica.O desafio colocado aos concorrentes tem como premissa global a sustentabilidade dos edifícios projetados e a criação de condições de bem-estar para os utilizadores, com impacto nas pessoas e no planeta.

A competição internacional essencialmente dedicada a Estudantes de Arquitetura, design e engenharia foi concebida para destacar os conhecimentos dos estudantes em torno de um projeto baseado nas reais necessidades da cidade, usando a abordagem de construção sustentável da Saint-Gobain para criar espaços para a comunidade que respeitem o planeta e o bem-estar dos residentes.

A proposta vencedora receberá um prémio monetário e a publicação em meios especializados de arquitetura. A seleção da equipa vencedora será feita por um Júri Internacional, bem como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos estudantes finalistas participantes.

Estima-se que a Fase Internacional desta edição possa acolher cerca de 100 estudantes, de 50 universidades de outros tantos países, esperando-se que a fase nacional venha a acolher propostas de várias escolas de arquitetura portuguesas. O vencedor será anunciado em junho de 2023, na cidade de Lisboa. 

Lisboa, 12 de julho de 2022

Rolar para cima