Dos 16 nomes que compõem a mesa de comentaristas, 13 nomes estão confirmados
No dia 26 de setembro, a partir das 8h30min, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves receberá a 23ª edição do espetáculo voltado a apreciadores e profissionais do vinho. Consolidada como a maior degustação de uma safra do planeta, a Avaliação Nacional de Vinhos chega ao ano de 2015 com um painel formado por jornalistas, enólogos, empresários e consultores que comentará cada uma das 16 amostras degustadas pelos mais de 850 apreciadores de vinho presentes no público. Serão representantes do Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Itália, México e Uruguai expondo suas impressões da safra vigente ao grande público.
Promotora do evento, a Associação Brasileira de Enologia a ABE, é responsável pela formação do painel, que todo ano se renova com o objetivo de envolver o maior número de pessoas que possuem relação com a cultura e promoção do vinho a cada edição do evento. Para compor a mesa, 15 comentaristas são convidados previamente, sendo que o 16º elemento da mesa é sorteado entre os integrantes do grande público, em uma iniciativa que promove interação no processo da Avaliação.
A 23ª edição da avaliação contará com a presença de renomados comentaristas, demonstrando a magnitude e a importância do evento. Em 2015, nomes como os da argentina Claudia Quini, Vice-Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do francês Laurent Seramour, Vice-Presidente Challenge International du Vin, estão entre os comentaristas. Além deles, o italiano Roberto Rabachino, Presidente da Federação Internacional de Sommeliers ajuda a integrar o time. Delto Garibaldi, Enólogo do Ano 2014, também irá compor a mesa de comentaristas.
As observações dos comentaristas reforçam o caráter educativo da Avaliação Nacional de Vinhos. O número de personalidades e as diferentes funções que cada uma desempenha no mundo do vinho garantem diversidade às opiniões e leituras distintas das amostras apresentadas no grande dia, totalizando a experiência única que é degustar, ainda na taça, as amostras mais representativas de uma safra.
COMENTARISTAS CONFIRMADOS
1. Patrício Tapia – Jornalista – Chile
2. Delto Garibaldi – Enólogo do Ano 2014 – Brasil
3. Claudia Quini – Vice-Presidente da OIV – Argentina
4. Philippe Mével – Engenheiro Agrônomo e Enólogo – Brasil
5. Dr. Victor Torres Alegre – Doutor em Enologia – México
6. Fernando Petenuzzo – Presidente da Associação de Enólogos – Uruguai
7. Sônia Denicol – Sommelier – Brasil
8. Evan Goldstein – Jornalista – Estado Unidos
9. Eugenio Echeverria – Presidente The Wine School – Chile
10. Laurent Seramour – Vice-Presidente Challenge International du Vin – França
11. Alessio Giacomini – Professor Universidade de Pádova – Itália
12. Eduardo Milan – Revista Adega – Brasil
13. Roberto Rabachino – Presidente da Federação Internacional de Sommeliers – Itália