Banhado pelo oceano Atlântico, o Brasil tem um extenso litoral. São 7.367 km que viram 9.200 km se consideradas as saliências e reentrâncias. Nesta vasta costa à beira-mar, são inúmeros os cenários e muitos os caminhos a percorrer. Sobretudo na região Nordeste, onde faz calor quase o ano todo e a brisa dos ventos é uma companhia constante. Para visitar a região e se deparar com variados atrativos naturais – praias paradisíacas, falésias debruçadas sobre o mar, mangues, dunas e lagoas de água doce – uma boa dica é seguir algumas rotas pré-estabelecidas, como a Rota dos Ventos, que engloba outras duas, a das Emoções e das Falésias, em um percurso que se estende dos Lençóis Maranhenses até a Praia da Pipa (Rio Grande do Norte).
Passada a divisa estadual e já no Piauí, a primeira parada ocorre em Parnaíba, cidade onde há mais infraestrutura e de onde também saem os passeios para o Delta do Paranaíba, também conhecido por Delta das Américas, que corresponde à foz do rio Parnaíba e que se abre em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais. Um santuário ecológico de enorme beleza natural que deságua em mar aberto e é o terceiro maior do mundo. A poucos minutos de caminhada do Porto das Barcas (tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), encontra-se o Casa de Santo Antonio Hotel Boutique, imóvel do início do século passado totalmente restaurado que é um porto seguro para imersões na natureza e um convite a dormir em uma página de um livro de história.
Com as águas do delta ainda na memória, chega-se a Camocim, no Ceará. Repleta de manguezais, lagoas, rios e 60 quilômetros de praias, a cidade é endereço do Baía das Caraúbas Glamping. Constuído entre dunas, o refúgio é um convite à contemplação da natureza e à prática de esportes de aventura. Poucos lugares no planeta reúnem condições semelhantes para a prática de kitesurf e windsurf.
Outro paraíso para essas modalidades esportivas é a internacionalmente conhecida Praia do Preá, localizada pertinho do Parque Nacional de Jericoacoara e famosa por receber praticantes de kitesurf do mundo todo. Lagoas, coqueiros e mangues encantam os turistas, que não podem deixar de conhecer o Buraco Azul, uma piscina natural com águas na cor azul-turquesa. É nesse trecho do litoral cearense que se encontra o Rancho do Peixe com 67 mil m² de área preservada à beira-mar e com 26 bangalôs pé na areia e uma das mais conhecidas e experientes escolas de kite surf, um lugar perfeito para se energizar ou relaxar. Tudo para que os hóspedes desfrutem dos ventos alísios e de uma paz que nunca termina.
Já em Taíba, pacata vila de pescadores que entrou para o mapa-múndi do turismo com a abertura do Carmel Taíba Exclusive Resort, incrustado em um cenário paradisíaco. Uma vez por lá, vale fazer uma caminhada até a foz do Rio Anil, onde as lagoas se formam antes do encontro com o mar.
Distante 31 km de Fortaleza, a capital cearense, Aquiraz é a próxima parada deste percurso onde, neste trecho, a Praia de Porto das Dunas dá as boas-vindas. Anfitrião local, o Carmel Charme Resort é um refúgio exclusivo e requintado onde o luxo é relaxar de pés descalços e se entregar à contemplação da natureza.
Já em Fortim, e em um local que alia natureza e conforto, o Jaguaríndia Village oferece suporte para quem deseja treinar ou aprender a dominar as técnicas de kitesurf e windsurfe.
Seguindo no sentido do Rio Grande do Norte, falésias avermelhadas debruçadas sobre o mar se perfilam no caminho até Tibau do Sul, onde a famosa Praia da Pipa, descoberta por surfistas na década de 1980, atrai golfinhos e visitantes o ano todo. Com uma vida noturna interessante e boa infraestrutura, conta com bons restaurantes, cafés e hotéis. Entre eles o Madeiro Beach Resort um ecolodge à beira-mar, nos pés de uma falésia que dá acesso a praia de nome homônimo com a melhor experiência de surf.
Uma esquina do Brasil onde o verão dura o ano todo, pertinho da Europa em voos diretos que duram no máximo 8 horas. Partiu?
O Brasil como destino de luxo, o que isso representa para você?