O sonho antigo do trade turístico em ter um local atrativo aos grandes eventos corporativos finalmente será realizado. Na manhã desta quinta-feira (11), a governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para a ampliação do Centro de Convenções de Natal. A solenidade aconteceu no auditório Genipabu, no próprio Centro de Convenções, na presença de representantes do trade, da construtora Ramalho Moreira – vencedora do processo de licitação –, do secretariado e da Caixa Econômica.
Os recursos, da ordem de R$ 30 milhões, estão assegurados junto ao Ministério do Turismo, sem contrapartida estadual, e foram conseguidos na gestão do ex-titular da pasta de Turismo, Renato Fernandes, durante viagem usa à Brasília, ainda em 2013. Na época, a Setur também encomendou a elaboração do projeto de ampliação ao renomado arquiteto Carlos Ribeiro Dantas. As obras ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura. Segundo a governadora, a burocracia para regularização de titularidade do terreno foi o principal entrave à abertura de licitação e consequente início das obras.
“Palavra dada é compromisso cumprido”, disse a governadora no início de seu discurso. “Realizamos agora o sonho de uma melhor estrutura para receber eventos turísticos, sobretudo na baixa estação. A obra está praticamente pronta para ser iniciada, faltando apenas o alvará de construção. Podemos dizer que pode começar amanhã. Todas as licenças foram liberadas, graças à união de esforços entre o trade e o Governo. E na reinauguração deste Centro de Convenções, eu estarei na plateia aplaudindo este grande feito para o nosso Estado”, concluiu.
Para o presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN, Alexandre Mulatinho, essa ampliação é reivindicação antiga do trade, que se concretiza na atual gestão, também responsável por tornar possível a Copa 2014 em Natal, o novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Terminal de Passageiros do Porto de Natal. “São obras estruturantes que modificaram para melhor o perfil do turismo no Rio Grande do Norte”, ressaltou o presidente da Emprotur.
Flávio Alexandre, presidente da Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur), acredita que o novo Centro de Convenções atrairá feiras maiores e melhores para o turismo local. “Este Centro se tornará o mais viável do Nordeste. Os maiores concorrentes, em João Pessoa e Fortaleza, não têm seus Centros de Convenções perto da rede hoteleira nem atendem à demanda de eventos mais práticos. Promover um evento em Natal se tornará bem menos dispendioso e, claro, ainda mais atrativo”, pontifica.
Ampliação – A expansão do Centro atenderá um público de até sete mil pessoas simultaneamente ou divididas em três espaços. Atualmente o estado do Rio Grande do Norte não dispõe de um espaço com esta capacidade. O Centro de Convenções possuiu 14.255,39 m² de área construída. Após a ampliação passará a ter 22.403,69 m² de área edificada. Podem ser ressaltadas como principais mudanças: a demolição do complexo de salas existentes ao lado do auditório Lavoisier Maia, que cederá espaço para a construção de um novo pavilhão.
Para o pavilhão multiuso, o projeto prevê subdividi-lo em duas ou até três salas, independentes, através da utilização de divisórias móveis e acústicas. Com esse sistema, o pavilhão terá uma formatação mais flexível para conceber e produzir novos ambientes, atendendo dessa forma os diversos eventos. No projeto também está previsto a reforma e restauração da parte administrativa, dos banheiros e das lanchonetes já existentes no Centro.