Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

RN vive momento histórico. Assinatura do decreto de redução do ICMS de querosene de Aviação no RN lotou auditório da governadoria

Ass do Decreto ICMS fot Ivanizio Ramos17

O Rio Grande do Norte viveu hoje um momento histórico e único, quando o Governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Tributação André Horta assinaram o Decreto que reduzirá o ICMS de Querosene de Aviação (QAV), durante solenidade hoje no Auditório da Governadoria, ambos estavam assinalando também uma nova realidade para o turismo do Estado que, com essa iniciativa deverá crescer e colocar de volta Natal e o Rio Grande do Norte na trilha dos melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo, ampliando a oferta de voos nacionais e internacionais. “Nasci em Natal e me criei em Ponta Negra e nunca me canso de me encantar com as belezas da nossa capital e do Estado. Vi o apogeu do turismo e também seu declínio nos últimos anos. E sempre me perguntava, como Natal, a capital mais bonita do Nordeste, localizada a apenas seis horas de voo da África e da Europa e com excelência na rede hoteleira não é colocada como a melhor capital do turismo do Nordeste? Pois agora, sem medo de ousadia e de ser um sonhador, sei que Natal se tornará a melhor capital turística do Nordeste”, disse o Governador Robinson Faria durante seu pronunciamento.

No início de fevereiro, Robinson Faria, juntamente com o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, viajou a São Paulo onde teve reuniões com presidentes e diretores das principais operadoras de viagem e companhias aéreas do Brasil, para negociar a ampliação de voos, a partir da assinatura desse Decreto. Ambos contaram com a companhia do CEO do Consórcio Inframérica, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, Alysson Barros Paolinelli, convidado a se pronunciar como representante do trade turístico durante a solenidade de assinatura: “Eu vinha pessoalmente nessa batalha há dois anos para que o estado retomasse seu status no turismo. Acompanhei o Governador num esforço pessoal, cumprindo uma agenda extensa em São Paulo, para dar esse passo histórico para o Estado”, testemunhou o diretor da Inframérica, que aproveitou a oportunidade para pedir ao Governador o término dos acessos ao Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, e que teve dele a garantia de que em até um ano o Governo do Estado concluirá as obras restantes.

O secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, também falou na solenidade, e reconheceu no Governador uma disposição diferenciada. “Como empresário, presidente da ABIH e secretário de Turismo, gostaria de registrar que o Governador foi rápido, agiu como se age na iniciativa privada. Agora os empresários é que terão de correr atrás”, provocou.

O evento muito bem prestigiado lotou o auditório da governadoria hoje a tarde. Estiveram por lá, o secretário de turismo de Natal, Fernando Bezerril, os empresários hoteleiros, Canindé Gosson e seu filho George Gosson, o presidente do Natal Convention, Max Fonseca, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, a diretora da Potiguar Turismo, Decca Bolonha, Murillo Felinto , George Brasil do Vila do Mar,  Viviane Guimarães e Sergio do Praia Bonita resort, as técnicas Ana Rita, nomeada recente  gerente de promoção nacional  da Emprotur, a subsecretária Solange Portela, Carmen Vera da Setur-RN, Mauricio Cavalcante da Setur- Natal,  empresário Paulo Gallindo,  Haroldo Azevedo Filho, Sinval Dias, além de vários políticos, que lutaram meses promovendo audiências sobre este assunto, entre outros.

Redução de 12% e 9%

 

O Artigo do Decreto que reduz a alíquota do ICMS para QAV diz o seguinte em seus parágrafos: I- redução de 12,00% (doze por cento) sobre o valor da operação (para voos nacionais) e, II – 9,00% (nove por cento) sobre o valor da operação para as empresas aéreas que implementarem novos voos internacionais,  em acréscimo àqueles existentes na data da publicação do Decreto.

Ao reduzir a alíquota, o Estado terá várias compensações, como por exemplo, a recuperação de voos perdidos nos últimos anos; incremento no nível de abastecimento das aeronaves, passando a utilizar maior capacidade dos tanques em virtude da redução do custo do QAV, expansão das malhas aéreas, doméstica e internacional, com repercussão positiva no mercado turístico potiguar, na geração de emprego e renda, consequentemente, dentre outros.

         Participaram da Solenidade de Assinatura do Decreto representantes de todas as companhias aéreas e operadoras de viagem da TAM, Azul, Avianca, Gol, e CVC; o deputado federal, Fábio Faria; os deputados estaduais, Galeno Torquato, Fernando Mineiro, Hermano Morais, Souza Neto, Márcia Maia, Disson, Carlos Augusto Maia e Gustavo Carvalho. Além do presidente da Fiern, Amaro Sales, o prefeito de Mossoró e presidente da Femurn, Francisco José Silvério Júnior e diversos secretários de Estado.

Para a presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado, a iniciativa vai melhorar muito o turismo e todo o segmento, como os hotéis, táxis, restaurantes. A exemplos dos outros estados concorrentes, como Paraíba, Pernambuco e Ceará” A nossa malha aérea vai aumentar mais”, enfatizou Diassis, que disse que esta medida é extremamente importante e os efeitos com certeza serão imediatos.

O diretor comercial da Gol, Fábio Mader, disse que a companhia recebeu a informação com bastante entusiasmo. É uma excelente iniciativa do governo do RN, comentou Fábio. Agora entramos  num novo momento e vamos sentar e fazer um planejamento. “Vamos ver onde estão as oportunidades e onde poderemos aumentar as ofertas”, comentou.

A gerente de assuntos regulatórios da TAM, Tatiane Novaes Viana, disse que a TAM ver como uma satisfação muito grande a possibilidade de poder incrementar vôos, que apesar de estarem em estudo é uma abertura para que isto acontecesse.”Estamos em estudo se vai ser na malha doméstica ou internacional, mas estamos estudando com carinho o que o governo solicitou”, disse Tatiane.

O vice presidente de Marketing e serviços da Avianca, Tarcísio Gargioni, ressaltou que o decreto é um estímulo de parabenizar o governo pela decisão tão rápida e acertada, sem dúvida nenhuma, disse Gargioni. Temos exemplos de outros estados e todos foram um sucesso com esta medida, explicou ele. A partir de agora, temos certeza que a demanda vai crescer, seja pela redução, seja pelo aeroporto , pela conclusão das obras de acesso ou seja pela mobilização de todo mundo e pelo apoio do governo . Mas lembrou que tem que ser divulgar muito. “Ninguém compra nada se não conhece”, lembrou ele. Tem que estimular a demanda e nós temos todas as condições de colocar mais vôos. Vamos receber 8 aviões novos este ano, então temos todas as condições”, disse Gargioni na governadoria. Quanto ao vôo de Bogotá, com escala em Natal, ele disse que ainda neste momento é precipitado falar qualquer coisa, pois não tem nenhum estudo feito, apenas uma analogia do vôo de Fortaleza, finalizou Tarcisio Gargioni.

Para Guilherme Aberle , assessor da Azul, também parabenizou o governo do RN pela iniciativa. Segundo ele, a idéia é pegar os voos que já operam para Ribeirão Preto, Uberlândia, Curitiba e estender até Natal  . Também teríamos vôos para Mossoró, desde que o aeroporto esteja adequado para receber. E quanto aos vôos internacionais ainda não há nenhuma decisão sobre o assunto.

Vejam fotos do evento:

Sérgio e Viviane do Praia Bonita resort
Sérgio e Viviane do Praia Bonita resort
Welligton da Wheltour e Mauricio Cavalcante da Setur Natal
Welligton da Wheltour e Mauricio Cavalcante da Setur Natal
José Odécio, vice presidente da ABIH-RN E  Márcio Guedes, diretor executivo da ABIH-RN
José Odécio, vice presidente da ABIH-RN E Márcio Guedes, diretor executivo da ABIH-RN
João Madeiro, Ana Paula e Ana Rita
João Madeiro, Ana Paula e Ana Rita
Guilherme Aberle assessor  da Azul e Alexandre Melitta , executivo de contas da Azul em Natal
Guilherme Aberle assessor da Azul e Alexandre Melitta , executivo de contas da Azul em Natal
Vice presidente da Avianca, Tarcisio Gargioni e o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar
Vice presidente da Avianca, Tarcisio Gargioni e o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar
Aridemar Araujo, gerente  da Tam em Natal e Tatiane Novaes Viana gerente de negócios regulatórios da TAM
Aridemar Araujo, gerente da Tam em Natal e Tatiane Novaes Viana gerente de negócios regulatórios da TAM
Diretora da Potiguar turismo, Decca Bolonha, o governador do RN, Robinson Faria e o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar
Diretora da Potiguar turismo, Decca Bolonha, o governador do RN, Robinson Faria e o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar
Representantes da Gol, Claudio Borges diretor de planejamento, Fábio Mader, diretor comercial e Breno Pahim supervisor da Gol no RN
Representantes da Gol, Claudio Borges diretor de planejamento, Fábio Mader, diretor comercial e Breno Pahim supervisor da Gol no RN
Presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado e o vice presidente, Abdon Gosson
Presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado e o vice presidente, Abdon Gosson
Solange Portela, subsecretária de turismo da Setur-RN e diretora da Potiguar turismo, Decca Bolonha
Solange Portela, subsecretária de turismo da Setur-RN e diretora da Potiguar turismo, Decca Bolonha
Ana Rita Salgado
Ana Rita Salgado
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem