
O Governo do Rio Grande do Norte, através da Setur e Emprotur, com recursos do projeto RN Sustentável recebeu jornalistas que cobriram as olímpiadas no Rio de Janeiro, para um press trip de 23 a 27 de agosto. Os jornalistas tiveram , eu diria, uma degustação das maravilhas do potencial turístico do Rio Grande do Norte. Entre os 12 jornalistas estiveram profissionais dos veículos La Nación (Argentina), People`s Daily (China), Jornal El Mundo (Espanha), ZDF TV (Alemanha), e alguns das principais mídias do turismo do Rio de Janeiro e São Paulo, como o Mercado & Eventos, Jornal O Dia, Jornal Turismo & Eventos, Editora Via (Brasilturis), e Diário de Cuiabá, além da equipe do Rota InterTV e esta jornalista. Foram quatro dias de muita emoção, momentos de adrenalina, muitas aventuras e deixou um gostinho no ar de “Quero Mais”.

Primeiro fomos recebidos com um jantar , com um menu de camarão, com a presença do secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar, a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa e a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela. No dia seguinte seguimos para um tour, incluindo a Barreira do Inferno , passando pelo maior cajueiro do mundo, que já está no guiness book.. Chamou atenção dos jornalistas que ouviram o guia dar maiores explicações sobre a história do Cajueiro, alguns até perguntaram do famoso “Tom do Cajueiro”, que fez história e hoje tem uma pousada em São Miguel do Gostoso. Nossa aventura estava só começando.. E fomos para o Mercado da Redinha saborear uma ginga com tapioca, foi tudo de bom!. Alguns se esparramaram degustando tanto . Grande emoção, mesmo morando em Natal, participar deste press trip, que agradeço muito este convite para reviver o estado que moro e tem um potencial imenso. Muito mais que dez, 20 dicas para conhecer. Descubra você!

no caminho dos parrachos de Maracajau
Seguimos depois para a paradisiaca praia de Maracajau com direito aos mergulho nos parrachos com snorkel naquele marzão lindo. E os que tiveram coragem foram no mergulho com cilindro. As lanchas poderosas levaram a gente até o apoio da empresa Maracaju Divers . E o instrutor Ziggy, mergulhador profissional orientou cada um a mergulhar naquele mar lindo. Eu fui devagarinho e apesar de já ter mergulhado me deu um frio na barriga, mas a coragem veio e mergulhei. Foi uma sensação incrivel, ver os peixinhos lindos.

Quadriciclos na praia de São Miguel do Gostoso
Depois em São Miguel do Gostoso, o paraiso do kitesurf e windsurf.. O jantar maravilhoso no restaurante Palmira, com duas opções de jantar, eu preferi a número 2, com a sobremesa deliciosa e farta. O suco de hortelã e abacaxi tudo de bom. A culinária diversificada em SMG leva muitos natalenses a aproveitarem o final de semana com os quitutes deliciosos. E no dia seguinte com o passeio de quadriciclo acelerou a adrenalina em cada coração. Fomos na condição de , cada um pilotando o seu, alguns automático e outros com marcha com direito aos caronistas e fomos desbravando pelas areias de São Miguel até a praia de Tourinhos , com um visual deslumbrante e muita emoção. Todos adoraram e queriam mais. O passeio em média custa a partir de R$170,00 por uma hora a duas. Mas deve consultar ou pode alugar por um final de semana e fechar um pacote.
Mais o final de tarde foi além da imaginação. O kitesurf para alguns aprender com Paolo Migliorini, um dos professores do kite em São Miguel e também apreciar o pôr do sol incrivelmente lindo. Outros preferiram andar pela areia da praia de São Miguel e curtir o visual deslumbrante . Depois os jornalistas convidados voltaram para Natal e tiveram um ótimo jantar na Cozinharia, um restaurante top na cidade, com uma gastronomia dez e seguiram para conhecer a etapa do Fest Bossa & Jazz em Natal.

Foto – crédito João Vital/RN Sustentável

Foto- crédito João Vital/RN Sustentável
No dia seguinte, os jornalistas viveram grande emoção, quando seguiram em carreata de buggys para o litoral norte , passando pela Via Costeira, em direção as dunas móveis, fixas de Jenipabu , além do eskibunda em Jacumã. Pura emoção!. Os jornalistas tiveram uma degustação na tenda dos dromedários, vestindo as vestimentas e se sentiram como odaliscas e sheikes do deserto de Saara, um apoio da Dromedunas que recebeu muito bem os jornalistas . Mas fizeram sucesso com fotos e poses curtindo os dromedários, um verdadeiro cartão postal. Foi top!.

foto crédito – João Vital/RN Sustentável
O passeio nas dunas foi com muita emoção, bem radical ao estilo dos turistas que pedem “Com emoção ou sem emoção”. As derrapadas nas dunas e descidas estratégicas levaram a muitas emoções e muitos gritos nas descidas e manobras .. Haja gritos e muitas emoções. Os buggys são todos credenciados pela Secretaria de Turismo do Estado. São mais de 700 bugueiros credenciados que fazem curso espefíco para dirigirem nas dunas. E alguns tiraram ou tiveram a sorte de descobrir personagens nativos que renderão várias matérias. A parada para almoço foi no restaurante Miramar, com um bom espaço para atender todos os grupos que chegam por lá com uma variedade farta de comida. E a sobremesa foi show, com doces regionais. E não faltou o doce de caju e banana, além do tradicional doce de leite.

foto crédito João Vital/RN Sustentável
E os passeios continuaram. Depois do almoço no restaurante Estrela do Mar em São Miguel do Gostoso, o ônibus levou todos para o paraiso de Tibau do Sul e Pipa. E todos aproveitaram para um cochilo. No ônibus o serviço de bordo preparou brindes especiais, como cocadinhas, docinhos de caju, paçoca, delicias nordestinas, além de água. Os jornalistas foram hóspedes do Pipa Lagoa resort, localizado na lagoa de Guarairas. Já chegando quase a noite, os jornalistas foram brindados com uma caipirinha . E mais seguiram para o jantar na famosa rua da Pipa, a “Broadway”, no restaurante Lampião, que apresentou um cardápio especial para os convidados especiais, com entradas, prato principal e sobremesa, com a famosa cartola, ( prato com banana caramelada e queijo coalho assado), tudo uma delicia. O amor da Pipa é o amor que fica, dizem os nativos. Segundo destino turístico do RN, Pipa recebe turistas do mundo e despertou a atenção dos jornalistas convidados, alguns que estavam pela primeira vez. Depois alguns jornalistas que foram a Pipa , seguiram para conhecer os agitos da rua, e outros seguiram para a edição do Fest Bossa & Jazz na praia da Pipa, com shows locais, com banda do Sesi e o convidado Lenine. E a noite foi 10!. Com produção de Juçara Figueiredo e equipe.

foto João Vital/RN Sustentável
Para quem está lendo, esta matéria é um pedaço de um mundo de atrativos turísticos que o RN tem a oferecer. Para conhecer, venha desfrutar deste paraíso, que inclui praias, passeios nas dunas de buggy, kitesurf, windsurf, passeios de quadriciclos, gastronomia impecável com uma diversidade e culinária internacional, equipamentos hoteleiros a altura de qualquer turista, artesanato variado, serras, um potencial incrivel e muito mais!.
Convido a todos a conhecerem o Rio Grande do Norte!. O Caribe é aqui. Venha!.
Serviço:
Onde ficar?
Em São Miguel do Gostoso
Bangalô Kauli
Em Tibau do Sul
Pipa Lagoa resort
Onde comer em São Miguel do Gostoso
restaurantes :
Palmira e Estrela do Mar
Na praia da Pipa
restaurante Lampião.
*Agradeço a todos pelo convite em participar do press trip. Mesmo morando em Natal, achei uma oportunidade participar e conhecer mais ainda o estado que moro e que tem um grande potencial e tantas riquezas para conhecer. E estou pronta para outra, claro com emoção e outras sem emoção !
Em breve todas as fotos serão publicadas !