Riachuelo cria Hurb de Inovação em Circularidade

O objetivo é aportar caminhos efetivos e com escala para o problema mundial da circularidade no setor têxtil Uma missão audaciosa moveu a Riachuelo a estruturar um Hub de Inovação em Circularidade: encontrar soluções em escala para uma questão sensível e global da indústria da moda, o de fechar o circuito quando se fala em reciclagem têxtil.

Com a iniciativa, a companhia lidera e protagoniza a condução e a reunião de informações e soluções inovadoras referentes ao tema, conectando, interligando e integrando diversos atores. O movimento conta com a participação da B3, a partir de seu braço social e de sustentabilidade, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Vicunha, da Retalhar, do Focus Têxtil, da Ama12, Opim e do escritório SFCB.

O IPT já é parceiro da Riachuelo em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para a criação de uma nova fibra, produzida a partir dos resíduos têxteis de suas fábricas (diminuindo a utilização de matérias virgens e reduzindo a quantidade do que é descartado em seu processo de produção).

Com o Hub, a companhia ganha tração nos seus esforços e investimentos na promoção da Circularidade no setor do país. “O que a Riachuelo pretende com o Hub é dar um passo adicional rumo às soluções efetivas para a Economia Circular, tendo como eixo principal o ciclo de vida do produto e seus impactos ambientais”, explica Valesca Magalhães, gerente executiva de sustentabilidade da companhia. “O que queremos com a iniciativa é realmente concentrar profissionais altamente especializados em suas áreas para endereçarmos esse tema tão importante para o varejo têxtil: resíduos têxteis”, acrescenta.

As primeiras sementes da preocupação da Riachuelo com a Circularidade de seu negócio foram lançadas em 2020, quando foi criado o programa “Moda que Transforma”, presente em mais de 330 lojas do Brasil. Com ele, é possível coletar roupas, calçados e assessórios usados de clientes e colaboradores. Para isso, a companhia conta com duas parceiras: Liga Solidária e Cáritas Brasil. Essas instituições destinam o que é coletado em bom estado para uma segunda vida em seus bazares e a renda gerada auxilia na manutenção de seus programas sociais. As peças que não vão para uma segunda vida são destinadas à reciclagem, muitas vezes se transformando em matérias-primas de produtos de outras indústrias.

O Hub de Inovação em Circularidade chega reunindo parceiros chaves na busca focada por soluções efetivas, já nos curto e médio prazos. Ele promete ser o berço de projetos e novas tecnologias que possam ser escaláveis, inspirando, engajando e convidando players estratégicos que tenham o mesmo interesse que a Riachuelo: usar a ciência e a tecnologia para diminuir o que é descartado no meio ambiente e promover uma economia circular e salutar na indústria da moda do Brasil.

O Hub foi lançado no dia 12 de agosto de 2022, no Edifício Pinheiros One, sede da Riachuelo.

Sobre a Riachuelo

Com 75 anos de história e cerca de 40 mil colaboradores, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar sonhos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. Com o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 370 lojas próprias espalhadas pelo país.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.