Recife sediará 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste

Felipe Carreras, Camilos Simões, Eduardo Henrique Alves e Geraldo Júlio

 

Evento acontece de 6 a 8 de agosto no Centro de Convenções com o apoio do Ministério do Turismo e o patrocínio da CVC

 

Será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, de 6 a 8 de agosto, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento foi lançado hoje (26), durante encontro no Mercure Mar Hotel para 150 pessoas com a presença do Trade Turístico dos quatro Estados beneficiados com a duplicação da BR-101: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

A primeira edição do Salão aconteceu em Natal em 2013, com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores. Este ano, a expectativa é reunir nove mil pessoas. O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC.

O modelo adotado no Recife será o mesmo que obteve sucesso em Natal. Os estandes comerciais serão liderados por operadoras, meios de hospedagem, agências de receptivo, parques temáticos, empresas de passeios turísticos e casas de show e entretenimento, entre outros segmentos. Na programação cultural, haverá palco para shows e apresentações dos quatro Estados, assim como salão gastronômico e espaço para exposição e comercialização de artesanato.

Durante o evento, haverá capacitações para que os agentes se renovem em relação à comercialização e aos próprios atrativos dos principais destinos turísticos na Rota 101 Nordeste, que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte e tem em torno de 600 km. “É muito importante fazermos um trabalho integrado entre destinos vizinhos do Nordeste, ainda mais num momento de crise econômica, quando o turismo interno se fortalece”, disse o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

“Segundo dados do Ministério do Turismo, o segundo semestre de 2015 será voltado para o turismo regional e a nossa ideia é incrementar os destinos turísticos do interior de Pernambuco, divulgando todos os nossos potenciais. No 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, teremos a oportunidade de trabalhar esta questão, dando a oportunidade de o visitante conhecer um pouco da produção associada ao turismo, como cultura, gastronomia e artesanato”, completou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A expectativa da organização é reunir agentes de viagem nos três dias do evento, que virão em caravanas de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, assim como de cidades pernambucanas, como Caruaru, por exemplo. Serão convidados jornalistas dos quatro Estados e alguns de São Paulo e do interior, principal polo emissor para o Nordeste. “O País precisa conhecer o potencial verdadeiro e consistente da região e da força e seriedade do turismo no Brasil enquanto atividade que gera emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife,pretende aproveitar o evento para apresentar a nova área portuária do Bairro do Recife. A ideia é que os profissionais conheçam também mercados e museus do Recife, além do passeio de catamarã sob as pontes da capital pernambucana. “O Salão é um evento extremamente inteligente, porque soma esforços. Não existe concorrência com os Estados vizinhos. A disputa é global e o Nordeste, que já foi o problema do Brasil, passou a ser solução, inclusive com a atração de muitos investidores”, refletiu o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

O projeto do Salão foi concebido há três anos. “Tínhamos a percepção de que era preciso comunicar ao mercado como o turismo interestadual pode ser potencializado como também interiorizando o regional”, analisa Gustavo Porpino, da organização do evento. De acordo com ele, são esperadas nove mil pessoas, entre profissionais do setor, imprensa e público-final. Atualmente, o fluxo turístico nos quatro Estados é de 12 milhões de turistas/ano, sendo cinco milhões provenientes da própria região.

Com quase 200 estandes comerciais e ampla área para apresentações culturais, gastronomia e artesanato, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste funcionará das 16h às 22h nos dias 6, 7 e 8 de agosto (quinta a sábado). Um programa familiar para os moradores da Região Metropolitana do Recife, que poderão escolher viagens e desfrutar de atrações como folclore, artesanato e gastronomia.


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.