A 15.ª edição do evento junta 25 restaurantes aderentes para celebrar um dos ex-líbris do concelho. Ao todo, são 68 receitas diferentes a provar numa festa gastronómica que dura até dia 24 de maio.
A Quinzena Gastronómica do Polvo está pronta para começar e os restaurantes da Lourinhã já têm as cozinhas preparadas: de 10 a 24 de maio, o concelho vai ser palco de uma grande celebração do polvo, um dos ingredientes mais emblemáticos da costa portuguesa. A 15.ª edição do evento, que todos os anos marca a agenda da região Oeste, conta com a participação de 25 restaurantes locais.
Para os apreciadores de polvo, há 68 pratos por descobrir. Com uma promessa que se mantém ano após ano: existem abordagens para todos os gostos. Desde pratos tradicionais, como o Polvo à lagareiro ou o Arroz de polvo, a conceitos mais criativos, como o Cachorro de polvo ou a Francesinha de polvo com Aguardente DOC Lourinhã, os restaurantes aderentes apostaram em ementas diversificadas que trabalham o polvo de formas diferentes e com referências gastronómicas de várias latitudes. Há até quem tenha desenvolvido uma sobremesa com este ex-líbris da Lourinhã, como é o caso do Brownie de café, creme de mascarpone e chantilly de polvo.
Para além da oferta gastronómica, há também uma programação musical à espera dos visitantes. Os restaurantes 100 Pratus (Praia da Areia Branca) e Castelo vão receber noites animadas de música ao vivo, ao passo que o Mar do Norte by Lilly Pozo (Praia de Porto Dinheiro) tem planeada uma Noite de Fados à moda antiga.
E para sensibilizar o público de forma lúdica, a quinzena volta a promover atividades culturais para toda a família. No espaço Olhar o Mar, em Ribamar, no dia 12 de maio (domingo), os visitantes poderão participar nas Oficinas Polvásticas. A partir das 14h00, terão início atividades de expressão plástica, onde os participantes serão convidados a dar asas à imaginação, criando peças únicas em torno do tema do polvo. Depois, às 14h30, será apresentado o espetáculo Teatro de Sombras: uma experiência envolvente que transportará os espetadores para um mundo de fantasia, onde as sombras ganham vida e contam histórias surpreendentes.
“A Quinzena Gastronómica do Polvo é uma mostra da criatividade e hospitalidade da nossa comunidade, que recebe de portas abertas todas as pessoas que aproveitam estes dias para conhecer ou revisitar a Lourinhã. A cada ano que passa, os restaurantes experimentam novos conceitos, aperfeiçoam as antigas receitas e dedicam-se inteiramente a uma grande festa que celebra, não só este ingrediente emblemático, mas também o nosso concelho e a nossa cultura local. Nesta edição, voltamos a ter propostas inovadoras, complementadas por uma programação musical que promete muita animação a quem nos visita. De 10 a 24 de maio, temos encontro marcado na Lourinhã”, refere João Serra, Vereador com o Pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.
Este ano, o evento conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca), Adega do Careca (Atalaia), Alta Restaurante (Praia da Areia Branca), Amigos do Solar (Lourinhã), Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Dom Sebastião (Lourinhã), Erva Daninha (Lourinhã), Foz Restaurante (Praia da Areia Branca), Mar do Norte by Lilly Pozo (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural da Fonte Lima), O Moleiro (Casal da Murta), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Rota da Marteleira (Marteleira), Solar da Vila (Lourinhã), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Viveiro (Praia de Porto Dinheiro) e West 23 by Chakall (Estrada da Peralta).