Aprender arte botânica, criar uma mini horta, descobrir a vida fascinante das abelhas e construir abrigos para insetos são propostas para todas as idades
O mês de abril está à porta e traz muitas novidades à Quintinha de Monserrate, em Sintra. A chegada da primavera convida ao contacto com a natureza e a aprender mais sobre os ecossistemas e a importância da biodiversidade, constituindo o mote perfeito para descobrir, em família, as novas atividades de educação ambiental que a Parques de Sintra promove nesta quinta pedagógica.
A primeira estreia, “Ateliê de Arte Botânica”, é já no dia 6 de abril, sábado às 15h00, e foca-se na impressão botânica, uma técnica que alia a arte têxtil à sustentabilidade. Percorrendo os trilhos da Quintinha, num momento de “slow living”, os participantes vão recolher plantas e aprender a identificar alguns segredos das espécies tintórias. Seguidamente, terão oportunidade de imprimir os seus pigmentos naturais em tecido.
Passando para outro tipo de plantas, as aromáticas, vai ser possível saber mais sobre elas na nova “Oficina de Primavera: Crie a sua Mini Horta” (20 de abril – 15h00). Neste workshop, os participantes são convidados a conhecer as ervas-de-cheiro e a plantar algumas para levar para casa, dando, assim, início à sua mini-horta. Também vão aprender como mantê-las e como utilizá-las nas suas receitas caseiras.
Quando falamos da gastronomia nacional, o mel é um ingrediente indispensável em qualquer cozinha, mas, afinal, como é produzido? A nova atividade “Os produtos da colmeia: o mel, o pólen, a cera das abelhas e a própolis” (21 de abril – 15h00) vai esclarecer todas as dúvidas. Começa por dar a conhecer a fascinante e atarefada vida das abelhas obreiras e as funções que têm dentro da colmeia, desde a transformação do mel, à recolha do pólen das flores ou à produção da cera. No final, há uma prova do mel produzido na Tapada de Monserrate.
Continuando a explorar a fauna da Quintinha, a atividade “O dia-a-dia dos Animais” (25 de abril – 10h30) é já um clássico deste espaço pedagógico. Concebida para os mais pequeninos, revela as características e os hábitos dos animais domésticos, como coelhos, galinhas, ovelhas, cabras, burros e cavalos. Mas não fica por aqui. Anfíbios e insetos também fazem parte deste ecossistema que é necessário conhecer para cuidar.
Para garantir que a natureza se mantém de boa saúde, há animais que trabalham incansavelmente para assegurar a polinização, dispersar sementes e ajudar a combater as pragas. Na nova oficina “Ajudantes do Jardim” (27 de abril – 10h30), as famílias têm oportunidade de retribuir um pouco do trabalho destas espécies que, durante todo o ano têm de encontrar alimento, abrigos e locais seguros para se reproduzirem. Assim, o desafio é “sujar as mãos” e criar, com utensílios do dia-a-dia, comedouros para as aves e abrigos para os insetos que vivem e trabalham neste ecossistema.
Todas estas atividades integram o renovado Plano de Educação Ambiental que a Parques de Sintra está a implementar nos parques, tapadas e equipamentos ambientais sob a sua gestão. Este plano visa potenciar a comunicação dos valores naturais e da biodiversidade; estimular o maior envolvimento de diferentes públicos; e contribuir para a sua literacia científica, através da aquisição de novos conhecimentos e atitudes face ao ambiente em temas de grande relevância como a biodiversidade, a sustentabilidade ou as ameaças ambientais. Paralelamente, dá conhecer o trabalho que a Parques de Sintra leva a cabo no âmbito da investigação e as ações de conservação da natureza que desenvolve continuamente.
Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.
Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/
Sintra, 27/03/2024
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.
A Parques de Sintra é detentora de onze World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2023.
São acionistas da Parques de Sintra a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
Toda a informação sobre a Parques de Sintra pode ser consultada em www.parquesdesintra.pt.