Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Qantas divulga resultados financeiros do primeiro semestre do ano fiscal 2016

 
Desempenho é o melhor desde a fundação da companhia
Destaques:

  • Lucro antes dos impostos: AU$ 921 milhões;
  • Lucro estatutário antes dos impostos: AU$ 983 milhões;
  • Receita: AU$ 8,5 bilhões, aumento de 5%;
  • Fluxo de caixa operacional: AU$ 1,4 bilhões, aumento de 95%;
  • Fluxo de caixa livre: AU$ 770 milhões;
  • Retorno de capital investido ao longo de 12 meses: 22.8%;
  • Lucro por ação: 31.9 centavos de dólar australiano;
  • Recompra de ações: AU$ 500 milhões

São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 – A Qantas anuncia lucro antes dos impostos de AU$ 921 milhões e lucro estatutário antes dos impostos de AU$ 983 milhões no semestre do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015.

O resultado é considerado um recorde para primeiro semestre e posiciona o ano de 2015 como o de melhor desempenho ao longo dos 95 anos de história da companhia. Todas as partes do Grupo Qantas contribuíram fortemente para o recorde de lucros subjacentes da Qantas Domestic, Jetstar Group e Qantas Loyalty.

O Grupo continua a expandir as margens com crescimento de receita e organização de custos. A receita, por exemplo, aumentou em 5% e atingiu AU$ 8.5 bilhões, enquanto os custos unitários caíram 7% quando comparados ao mesmo período do ano passado. “Sem foco nos resultados, custos e folha de balanço, os resultados de hoje não seriam possíveis”, avalia o CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce.

São AU$ 2 bilhões investidos no Programa de Transformação Qantas, o qual está tornando o Grupo em um negócio mais ágil e inovador. No semestre, foram desbloqueados AU$ 261 milhões em benefícios de custo e receita por meio de iniciativas transformadoras, sendo que o número total de benefícios desde 2014 chega a AU$ 1,36 bilhões. Para o ano todo é esperado o total de AU$ 450 milhões de benefícios de transformação.

A volatilidade da economia global destaca a importância de ter a transformação como um dos pontos principais para construção de valor ao acionista e retornos sustentáveis em longo prazo. O Grupo assegurou benefícios de AU$ 448 milhões no primeiro semestre por meio de estratégia de hedging eficaz, o que lhe proporcionou preços globais de combustível mais baixos.

De acordo com o CEO, a companhia está pronta para construir um futuro ainda mais animador. “O resultado recorde reflete uma companhia mais forte e ágil. Estou orgulhoso dos funcionários, que trabalham duro para transformar o Grupo Qantas e colocam nos céus uma Qantas e Jetstar melhores a seus passageiros. ”

“Tanto globalmente quanto no mercado interno, a indústria da aviação é intensamente competitiva. Este é o motivo pelo qual é importante manter nossos custos organizados, investir em constante crescimento de resultados e contínua inovação, com novos desafios e tecnologia”, finaliza.

Perspectivas

As expectativas do Grupo são:

  • Crescimento de até 5% na Capacidade do Grupo no ano fiscal de 2016 quando comparado ao de 2015;
  • Na segunda metade do ano fiscal 2016, o Grupo espera aumentar a capacidade doméstica em 2%, Qantas International em 9%, Jetstar International em 12%, com maior contagem de assentos no Boeing 787-8;
  • Custos subjacentes de combustível no decorrer do ano fiscal de 2016 não devem ultrapassar AU$ 3,4 bilhões;
  • Gastos com depreciação e amortização no ano fiscal de 2016 devem aumentar para AU$ 1,25 bilhões;
  • Benefícios de transformação (eficiência de combustível, custo e receita) têm valor estimado em AU$ 450 milhões no ano fiscal de 2016;
  • Despesa de capital líquido deverá ser de aproximadamente AU$ 1 bilhão no ano fiscal de 2016.

 

Sobre a Qantas Airways

Fundada em Queensland, Austrália, em 1920 – sob o nome de Queensland and Northern Territory Aerial Service – Qantas é uma das marcas mais icônicas da Austrália e tem desempenhado um papel central no desenvolvimento da indústria de aviação australiana e internacional. Hoje, o Grupo Qantas é uma empresa global diversificada de aviação, compreendendo a Qantas Domestic, Qantas International, o grupo low-cost Jetstar e Qantas Loyalty. No total, o Grupo Qantas opera mais de 7.300 voos por semana e, juntamente com seu codeshare e parceiros da oneworld, oferece voos para mais de 1.000 destinos em todo o mundo. O Grupo Qantas transporta 47 milhões de passageiros por ano e emprega mais de 30.000 pessoas. Visite: www.qantas.com

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem