Projeto leva oficinas de arte e cidadania para Cascavel

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida promove a preservação do patrimônio público e oferece aos estudantes da rede pública contato com as artes visuais

Até a próxima sexta-feira (01/12), a cidade de Cascavel recebe as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida. As atividades serão realizadas com estudantes Colégio Estadual Wilson Joffre, que irão participar de oficina de pintura com a artista plástica Janete Mehl, oficina sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio com a restauradora Tatiana Zanelatto e oficina de improviso com os atores da Trupe da Saúde. Os estudantes ainda terão a oportunidade de participar da confecção de uma arte com a artista e ilustradora Mônica Ishiba.

Em sua quarta edição, o Fazendo Arte também contará com a ação afetiva da Trupe da Saúde com familiares e pacientes no UOPECCAN – Hospital do Câncer de Cascavel. Ao final do projeto, o patrimônio público da cidade ganhará uma obra de arte da artista Janete Mehl, que será instalada no Paço das Artes, e um mural de Mônica Ishiba em local a ser definido pela Prefeitura Municipal de Cascavel.

Sobre o Fazendo Arte – Realizada pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, a iniciativa pretende despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais tombados. As ações acontecem em cidades do Paraná, as cidades de Paranaguá, Araucária, Cascavel, Matelândia, Curitiba e Foz do Iguaçu e, em Santa Catarina, nas cidades de Criciúma e Curitibanos.

Para isso, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial. As atividades de conservação e restauro e artes plásticas são ministradas pela artista plástica Janete Mehl e pela especialista em conservação e restauração de monumentos históricos arquitetônicos, Tatiana Zanelatto Domingues. Com curadoria de Élisson Silva, o projeto também prevê a criação de murais em escolas públicas com a participação de artistas plásticos e a comunidade de alunos locais.

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodoparaná, Timber, Saporiti, Yticon, Frimesa, Sysmex e Itambé.

Sobre Janete Mehl – Artista plástica curitibana, iniciou sua carreira em 1986. Possui uma extensa obra pictórica e seus quadros figuram em coleções particulares em vários estados do País e no Exterior. Escultora, trabalha com metais, resinas, argila e outros.

Sobre Tatiana Zanelatto Domingues – Empreendedora da Tatiana Zanelatto Conservação e Restauro desde 2010. Sócia fundadora da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (Arco.it), 2003. Com 20 anos de atuação, tem experiência em Conservação e Restauração de Pintura Parietal Artística e Decorativa, Escultura Policromada, Douramento, Stucco Marmo e Conservação de Papel. Habilidade especial em Reintegração Cromática. Tecnóloga em Conservação e Restauro de Obra de Arte Sacra e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos.

Sobre a Trupe da Saúde – Em atividade desde o ano 2000, a Trupe da Saúde é formada por palhaças e palhaços profissionais que realizam visitas em hospitais. Através das linguagens artísticas da palhaçaria, do improviso e da música, promovem encontros com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. A interação provoca mudanças na lógica do ambiente hospitalar: transforma o ânimo de pacientes, aumenta a colaboração e melhora o relacionamento entre pacientes e equipes da saúde, entre diversos outros benefícios.

Mônica Ishiba – Natural de Maringá, cresceu desenhando e pintando na companhia da irmã. É formada em moda na universidade Unicesumar, setor que atuou por 10 anos como CEO da própria marca de roupas estampadas. Desde 2021, se dedica exclusivamente à arte de rua e ao graffiti.

S E R V I Ç O:

Fazendo Arte, Tecendo a Vida em Cascavel (PR)

Data: de 27 de novembro a 01 de dezembro

Oficinas no Colégio Estadual Wilson Joffre

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 52 – Centro

Turmas do 8° ano – período da tarde

– Improvisação de Teatro com Trupe da Saúde (Paulo Carneiro e Biaflora Lima)

– Oficina sobre a importância da Cultura da Preservação do Patrimônio (Tatiana Zanelatto)

– Oficina de Pintura (Janete Mehl)

– Oficina Pintura de Mural (Mônica Ishiba)

Visita da Trupe da Saúde

Hospital: UOPECCAN – Hospital do Câncer de Cascavel

FOTO DO CABEÇALHO: A artista Janete Mehl crédito: Brunno Covello

Oficina de improviso com a Trupe da Saúde. Foto de Brunno Covello

A restauradora Tatiana Zanelatto fala sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio. Foto: divulgação

A artista Mônica Ishiba irá ministrar uma oficina de mural com estudantes da rede estadual de ensino. Foto: Divulgação

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!