Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Projeto de construção da Marina da Redinha não afeta cemitério dos ingleses

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) Fernando Bezerril reuniu-se esta manhã (dia 11), na secretaria, com o professor e coordenador do Departamento de História e Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Roberto Airon onde este mostrou que a construção da Marina da Redinha não afetará o sítio histórico onde está localizado o cemitério dos ingleses.

O trabalho foi apresentado com fotos e mapas e foi resultado de uma solicitação por meio do Ministério Público, pois se trata de uma APP (Área de Proteção Permanente). Segundo o professor Roberto Airon é a primeira vez que um projeto organizado e sistemático é realizado para encontrar vestígios do cemitério dos ingleses.

Segundo Fernando Bezerril a notícia não poderia ter sido melhor, porque através de um trabalho conduzido pelos pesquisadores da UFRN, mostra que a construção da Marina não trará nenhum dano ao local onde está localizado o cemitério dos ingleses. “Estamos felizes com o respaldo dado pelos pesquisadores, é suficiente para o Ministério Público reconhecer que a construção da Marina pode ser realizada”, ressalta o secretário. Bezerril confirmou que estará solicitando uma audiência junto ao MP para apresentar o resultado deste trabalho.

Os pesquisadores isolaram a área onde está sendo escavado e pesquisado no local indicado do cemitério dos ingleses que abrange um total de 500 metros quadrados onde foram encontrados fragmentos de vidros e pedaços de cerâmica. Segundo o professor Roberto Airon depois de mapeado e classificado o que for ainda encontrado pode se tornar um ponto de atração turística. “O local onde o cemitério está localizado não será afetado pela construção da marina”, reforçou o professor Roberto Airon.

O projeto começou no início desse ano no dia 17 de abril e ainda permanece sob os estudos do grupo do professor Roberto Airon que conta com 6 estudantes da UFRN, entre mestrandos, especialistas e graduandos. A Prefeitura do Natal, por meio da Seturde vem apoiando a pesquisa feita pela equipe dando continuidade ao trabalho.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem