Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE encerra projeto piloto e anuncia prêmio e nova fase em 2012

Identificar práticas sustentáveis de fornecedores e aplicar pesquisa de satisfação para o cliente. Entre outras ações, estas predominaram nas políticas de sustentabilidade das quatro operadoras – Landscape, Litoral Verde, New Age e Sanchat – escolhidas em sorteio para participar do PROJETO PILOTO DE IMPLANTAÇÃO DOS REQUISITOS BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, que teve seu encerramento ontem, em encontro na sede da BRAZTOA.

Representantes dos quatro associados, além de representantes de outras operadoras, assistiram ao balanço da atividade, desenvolvida desde setembro. Foram realizadas quatro oficinas para os associados participantes do grupo de trabalho, na sede da BRAZTOA, além de três visitas técnicas individuais, de duas horas cada uma, nas quatro operadoras selecionadas para o desenvolvimento e implementação da gestão de sustentabilidade. Cada associada definiu seu sistema de gestão para que possa por em prática as ações de sustentabilidade no seu negócio. “Nesta primeira fase focamos na gestão, mas as operadoras já começam a pensar em como ampliar estas práticas levando em conta fornecedores e o cliente”, diz a assessora sócio-ambiental da BRAZTOA, Ana Carina Homa. Ao final do evento, as operadoras participantes receberam um certificado.

“Já tínhamos um programa de sustentabilidade, mas não era organizado, com metas claras”, disse Amauri Morais, da Litoral Verde. Para Ingrid Davidovich, da New Age, a implantação das políticas de sustentabilidade “são um desafio, por requerem a conscientização de todos e um envolvimento de profissionais em todas as esferas”. Elçon Bragança, da Sanchat, citou medidas como reciclagem de material e eliminação total do que é descartável entre as metas definidas na política da empresa a partir de agora. Representando a Travelport, patrocinadora da primeira fase, o gerente de marketing Fábio Mendes elogiou a iniciativa, lembrando que “o PBS avançou muito e a Travelport espera que com estas práticas ele contamine todo o setor do turismo”.

O PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro durante o 36º Encontro Comercial Braztoa e que vem sendo desenvolvido há dois anos, pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

O PBS foi estruturado em três fases: 1º fase: Requisitos para associados BRAZTOA (gestão do negócio); 2º fase: Diretrizes para fornecedores (gestão do produto); e 3º fase: Diretrizes para a rede de distribuição (gestão do cliente). Para a viabilização da 1º fase, a BRAZTOA contou com a parceria do Movimento Planeta Sustentável/Ed. Abril e com o patrocínio da TRAVELPORT. O PBS conta também com uma parceria internacional de gestão sustentável para operadoras de turismo, denominada Travelife, que consiste em um sistema on-line já utilizado por associações de operadoras de vários países da Europa, entre eles Holanda, Inglaterra e Bélgica.

Ações para 2012

No ano que vem, o PBS entra em sua 2ª fase, quando buscará engajar os fornecedores a definir práticas sustentáveis. Além disso, a BRAZTOA espera ter a adesão de outros associados, que aproveitarão o know how já desenvolvido pelas quatro operadoras este ano. “Também criaremos um prêmio”, adiantou Ana Carina. Com cinco categorias, o prêmio buscará identificar em diferentes setores do mercado turístico nacional as melhores práticas sustentáveis. “O turismo não tem um programa efetivo nesta área que una todos os elos, por isso o prêmio ajudará a reconhecer e premiar as melhores empresas”, diz a assessora da BRAZTOA. Para esta 2º fase também está previsto a criação de um SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE (selo) para as associadas BRAZTOA.

Boa Viagem