Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PROFISSIONAIS DO TURISMO DE LUXO DEBATEM INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS DO SEGMENTO

Potencial brasileiro está na hospitalidade e País busca aprimorar técnicas para atender turistas com esse perfil

Fórum aconteceu no Grand Mercure, em São Paulo (SP). Foto: Brasilturis Jornal

O Brasil apresenta grande potencial para evoluir no turismo de luxo e, na visão dos profissionais do segmento, o foco agora é “surpreender”. Na última semana, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou do 1º Fórum do Turismo de Luxo, em São Paulo. Por meio de quatro painéis foram discutidos os números e tendências para 2017 do turismo de luxo no mundo, oportunidades de comercialização do Brasil, além da democratização do segmento.

O Fórum foi realizado pelo Brasilturis Jornal, pela Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e pela Agência Promonde, com a participação de 150 profissionais do turismo, que debateram os cenários e tendências do segmento para os próximos anos. Dos pontos abordados, os profissionais reconheceram que os conceitos de luxo tradicional e contemporâneo – o primeiro sobre serviços exclusivos, com confiança na marca e na imagem mercadológica e, o segundo com caráter mais subjetivo em busca de equilíbrio pessoal – são ambos importantes para impulsionar o segmento no Brasil.

O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, destaca as opções de lazer, cultura, ecoturismo e as belezas naturais e hospitalidade. “O nosso diferencial é a forma simples e carinhosa com que o turista é recebido e como todos se sentem bem-vindos aqui. Quando falamos em luxo, o serviço tem que ser impecável e o profissional deve ter conhecimento dos produtos e tecnologias, mas também habilidades interpessoais e atitudes comportamentais”, analisa.

Lira acrescenta que o luxo é uma divisa importante para a economia dos países, uma vez que impulsiona o desenvolvimento local, a especialização em idiomas, a infraestrutura em transporte e lazer, dando mais qualidade de acesso e entretenimento ao visitante, benefícios que se estendem para a população da região. Quanto às tendências, os painelistas se mostraram otimistas para 2017, uma vez que o Brasil, após os Jogos Rio 2016, está na memória do mundo.

Panorama

O Brasil ocupa a 4ª posição entre os maiores mercados de turismo de luxo do mundo, de acordo com pesquisa da ITB Berlin e IPK Internacional. O desafio da Embratur hoje é a consolidação da imagem de outros destinos fora do eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu, destinos mais requisitados por turistas com esse perfil. O Instituto trabalha com programas de apoio à comercialização dos destinos em parceria com a BLTA com o objetivo de estabelecer administração descentralizada, a fim de identificar, elaborar e executar ações de promoção.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem