Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Press trip Embratur passa por Natal

Embratur realiza 15 press trips nos próximos 30 dias. Objetivo é mostrar a cerca de 40 jornalistas estrangeiros o que o Brasil tem a mostrar durante o período que coincidirá com a Copa. Convidados vão conhecer as festas e as belezas de Natal e Fortaleza
 
A Copa do Mundo 2014 é o megaevento internacional que acontecerá no maior número de cidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do Brasil. Nada mais oportuno, portanto, que mostrar ao estrangeiro toda a diversidade de culturas, ritmos e sabores que permeiam nosso país. Com destaque especial para as tradições brasileiras do mês de junho, afinal, é durante esse período que os jogos acontecerão no ano que vem.
 
Por isso, a Embratur está realizando 15 press trips – visitas guiadas de jornalistas – nos próximos 30 dias. Cerca de 40 jornalistas serão levados a 22 estados brasileiros para conhecer o que o Brasil tem de melhor em todas as regiões do país. O objetivo é divulgar no exterior nossos principais atrativos associados à Copa para que o estrangeiro que nos visite ano que vem venha com informações sobre o que são as Festas Juninas e outras atrações culturais e gastronômicas brasileiras identificadas com o mês de junho.
 
“O Brasil já tem o Carnaval como um de seus principais atrativos turísticos. Agora queremos que nosso país também seja conhecido como o país das Festas Juninas e de tantos outros atrativos que nos diferenciam nessa época do ano”, afirma o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. “Do São João nordestino ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos que o estrangeiro aproveite ao máximo toda a diversidade cultural do Brasil na Copa de 2014”, explica Dino. “Por isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas já este ano para que levem informações a seus países de origem”.
 
São João no Rio Grande do Norte e no Ceará
 
As festas de Natal (RN) e Fortaleza (CE) receberão os jornalistas do Chile e do Peru, a partir de amanhã (22) até 27, com objetivo de conhecer e divulgar a cultura, gastronomia e as peculiaridades do Estado. No roteiro, passeios ao Teatro José Alencar, Mercado Central, Ponte dos Ingleses e ao Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; e visita à praia de Jericoacoara (CE). Em Natal, os repórteres vão passear de buggy pelas Dunas de Genipabu, participarão do Forró com Turista, que acontece às quintas-feiras, no Centro de Turismo; além de excursões de barco pelo Rio Potengi e ao Centro de Turismo de Natal – antiga casa de detenção que se tornou mercado de artesanato.
 
Festas juninas no Nordeste
 
Até o final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas estrangeiros. Entre os dias 22 a 30 de junho, norte-americanos vão conhecer o São João de Roraima e Parintins. Os jornalistas argentinos, uruguaios e colombianos vêm para as festas juninas de Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27 de junho. Na agenda, além das festas juninas locais, já estão marcados passeios pelo Pelourinho e no Elevador Lacerda – em Salvador; e visita ao Centro Histórico de Aracaju.
 
Entre os dias 21 a 28 de junho, é a vez dos formadores de opinião da Alemanha e Holanda conhecerem as belezas juninas e culturais de Recife (PE), Caruaru (PE) e Maceió. Na programação, os jornalistas vão conhecer o patrimônio histórico e cultural de Maceió, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, e terão a oportunidade de passear de jangada pela praia da Pajuçara. Em Recife, o jornalistas farão city tour entre os museus Luiz Gonzaga, Memorial da Cidade, do Barro, Espaço Zé Caboclo e de Fábrica de Caroá.
 
Festejos
 
O dia de São Joao é 24 de junho e embora seja comemorada em todo Brasil, é no Nordeste que as festa juninas ganham um sentido especial. As cidades se enfeitam com bandeiras coloridas e oferecem aos visitantes o que há de melhor em artesanato, comidas típicas e músicas, como o tradicional forró pé de serra.
 
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. O resultado são hotéis, comércios e clubes lotados, aumentando os lucros e gerando empregos na região. Apesar de a maioria dos visitantes ser brasileira, é cada vez mais comum a presença de turistas europeus, asiáticos e norte-americanos atraídos ao Brasil exclusivamente para conhecer o evento.
Boa Viagem