Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Prêmio Caio 2019: categorias de Estandes passam a ser exclusivas para montadoras

A realidade das feiras, não importa o porte, sugere de imediato a presença de estandes. São estruturas pré-moldadas, que abrigam pessoas e tudo aquilo que se queira exibir e apresentar ao público. Alinhados em ruas e identificados no mapa do evento, diferenciam-se em tamanho, formato, design, funcionalidades e atrativos visuais. Estandes bem resolvidos demandam serviços profissionais e empresas especializados. Abrigam a marca do expositor e os colaboradores destacados para maximizar o retorno sobre investimento (ROI).

A 20ª edição do Prêmio Caio traz novidades na Categoria Estandes. Tradicionalmente, a categoria foi criada para as montadoras. Nos últimos anos, agências e clientes finais manifestaram interesse de se inscrever nestas categorias. Além disso, as empresas de cenografia também entraram na disputa desse negócio. Para a próxima edição, as oito categorias anteriormente existentes (com foco nas montadoras) foram reduzidas para seis. Quais sejam: estandes de porte pequeno, médio, grande, mega e ilha. Concorrem apenas empresas que tenham como objeto, no contrato social, a montagem do estande.

De acordo com Sergio Junqueira Filho, diretor do Prêmio Caio, a Eventos Expo Editora, realizadora da premiação, buscou inovar, racionalizar e aprimorar o conceito da categoria Estandes. “Acrescentamos outras três novas categorias: Projeto de Estandes e Ambientes Cenográficos de pequeno, médio e grande porte. O que determina a diferenciação é quem cria e quem executa o projeto”, explica o executivo. Estas três novas categorias foram criadas para atender a necessidade das agências e clientes finais de inscreverem a parte estratégica na elaboração de um estande.

Com estas mudanças, a criação e estratégias para o uso dos estandes ficam com as agências, e a execução dos projetos de montagem, com as montadoras.

Contagem regressiva

As inscrições para a 20ª edição do Prêmio Caio 2019, para os segmentos: ‘Eventos’ e ‘Serviços’, ficam abertasaté 15 de agosto de 2019, e a entrega das defesas até 30 de agosto.Empresas interessadas devem acessar a nova plataforma digital responsiva, com ferramentas ainda mais amigáveis e disponíveis no mesmo site (www.premiocaio.com.br). Nos segmentos ‘Destinos para Eventos’ e ‘Empreendimentos para Eventos’ não há necessidade de inscrição e submissão de defesa, uma vez que os concorrentes são indicados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.

Realizado pela Eventos Expo Editora, o Conselho Diretor do Prêmio Caio é formado pelas entidades representativas dos segmentos de eventos: Abeoc Brasil, Abih, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ampro, IPC, Unedestinos e pelos profissionais reconhecidos como hors concours. A premiação também conta com apoio da Abav, Abbtur, Abetar, Abla, Abrace, Abracorp, Abrafec, Abrajet, Abrasel, Advb-SP, Braztoa, Clia Brasil, Eventpool, Fbha, Fenactur, Fohb, Fornatur, Ibev, Ifea, Ires, MPI Brazil, Obme, Resort Brasil, Sindepat e Skål Internacional Brasil.

Curadoria criteriosa

As curadoras Andreia Nakane, Marisa Canton e Vanessa Martin definiram que a quantidade de categorias em disputa, este ano, está mantida. Porém, passaram por redefinição, em conformidade com normas ABNT e subsídios obtidos junto à direção de três entidades: Ampro, Abrace e Abracef. De acordo com o regulamento, não há limite para inscrições de cases por categoria.

Os critérios adotados pelo Júri para avaliar os cases incluem, principalmente, estratégias, desafios, soluções, execução e entrega dos Eventos, além de aspectos específicos que pautam os serviços de cenografia, montagem de estande, recurso audiovisual e inovações tecnológicas.

Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e idealizador do certame, ressalta que “um dos diferenciais do Prêmio Caio é que todos os cases, desde 2007, estão disponíveis para consulta. Isso permite identificar e reconhecer os profissionais de eventos. Todos os participantes do Prêmio Caio doam conhecimento ao mercado por meio da difusão de cases de sucesso, a partir do link “Edições Anteriores”, divulgado em nosso site”.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem