Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Prato “Cerdo Mariachi”, do Guacamole Restaurante, vence Concurso Gastronômico do 7º Festival da Pipa

Júri foi popular, formado por todos que adquiriram o Guia do Festival

O sábado (23/10) foi intenso e com gosto de vitória na sétima edição do Festival Gastronômico da Pipa. Depois de um dia repleto de atividades, entre oficinas e apresentações culturais, saiu do forno o resultado do tradicional Concurso Gastronômico, realizado entre estabelecimentos da Pipa. Na categoria mais esperada, “Prato principal”, o título de primeiro lugar foi para o “Cerdo Mariachi”, do Guacamole Restaurante, elaborado pelo chef Pedro Ávila, que no ano passado venceu o concurso do “Melhor feijão da cidade”.

O prato principal vitorioso é composto por medalhões de lombo de porco marinados e grelhados; um molho especial que leva suco de abacaxi, pimenta dedo de moça, sal marinho, hortelã, sementes de cardamomo e pimentas biquinho em conserva; e acompanha um purê de abacate com farofa de castanha de caju.

O segundo lugar ficou com o “Camarão Ponta do Madeiro”, criado pelo chef Paulo Sérgio, do Hotel Ponta do Madeiro; e o terceiro prato principal premiado foi o “Dourado ao molho de cajá e camarão”, da chef Miriam Gomes, Costelaria Brasil.

Entre os lanches, o sanduíche “Cordeiro à Samburá”, do chef Edson Júnior, Lanchonete Samburá, foi o vencedor; seguido pelo “Sanduíche Vênnus”, criação de Vanessa Pieri, do Hortelã Brasil; e em terceiro a pizza “Porcellina”, do chef Paolo Andrea, do Restaurante Dall’Italiano.

Na categoria Petiscos, o “Pastel ‘chik’ de camarão”, receita de Maria do Socorro (Help da cocada), do Ponto da Cocada, ficou com o primeiro lugar; o “Gunkam Zuma”, do chef Tiago da Silva, do Yaah Temaki Sushi House, levou o segundo lugar; e o “Pho Pea Koong”, do Aqui Restaurante, chef Signe Noerregaard, ficou na terceira colocação.

As sobremesas também foram contempladas. A vencedora foi a “Tapioca com banana ao mel de engenho”, do Rock Dog’s. Em segundo lugar, ficou o “Waffle Francês”, do Restaurante Desfrutar; e na terceira colocação ficou a “Copa Anga Ara”, da Preciosa Gelateria Artesanal Italiana.

Os restaurantes, bares e barracas participantes ainda concorreram no conjunto dos serviços prestados por seus profissionais, com atenção para a postura, gentileza, simpatia e higiene. O prêmio de Melhor Serviço ficou também com o Guacamole Restaurante, vencedor na categoria Prato Principal.

O Concurso Gastronômico do 7º Festival Gastronômico da Pipa contou com a participação de 50 estabelecimentos com sede ou filial em Pipa e 55 receitas concorrentes. O julgamento popular começou no dia 16 de outubro, com a abertura oficial do Festival.

Resultado do “Melhor feijão da cidade” também saiu nesse sábado – O Festival gastronômico da Pipa ainda escolheu o Melhor feijão da cidade. Ao todo, 19 tipos de feijões concorreram na terça-feira, dia 19 de outubro, e o resultado saiu nesse sábado. O prêmio foi para o feijão caseiro de Valmir Gaúcho, bugueiro profissional da Pipa. Segundo Valmir, o segredo da vitória é “um bom tempero especial e simples, e que, claro, não pode ser revelado”.

O 7º Festival Gastronômico da Pipa encerrou sua programação nesse domingo, 24/10, com o dia dedicado às crianças. Em 2010, o evento teve o patrocínio do Ministério do Turismo, BrasilGás, UnP, Banco do Nordeste, Dubeef e Clan, e o apoio do Senac-RN, Campos Equipamentos e refrigeração, Sesi – Cozinha Brasil, Castelo, Brasinox, Camil, Armazém Pará, Inovar, Uvifrios e Prefeitura de Tibau do Sul. Mais informações no site: www.festivalgastronomicodapipa.com.

Boa Viagem