Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PORTO DE GALINHAS REGISTRA O PRIMEIRO NASCIMENTO DE TARTARUGAS DO ANO

Cerca de 1.700 filhotes apareceram nas praias do
balneário desde a abertura da temporada de desova

Pequeninas e frágeis, assim que eclodem dos ovos, elas agitam as patinhas desajeitadamente em direção ao mar. Essa caminhada da vida representa a chegada dos mais novos habitantes de Porto de Galinhas: as tartarugas marinhas.

O Projeto Eco Associados, organização sem fins lucrativos, atua no monitoramento, preservação e apoio aos recém-nascidos até migrarem para o mar. Desde setembro, a entidade já fez o monitoramento de 30 ninhos. O período de desova ocorre de setembro a abril e, nesse período, já foram registrados o nascimento de cerca de 1.700 filhotes, segundo a bióloga Tiara Simões, da Eco Associados. No dia 6 de janeiro, 97 filhotes da espécie pente eclodiram na Praia de Merepe, nas proximidades do Hotel Armação. Foram as primeiras nascidas em 2015. O tempo entre a desova e o nascimento das tartarugas foi de 53 dias.

O monitoramento é realizado numa faixa de 12 km de praias, que se estende de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe. Recentemente, a entidade fechou uma parceria com o município vizinho de Paulista, na Região Metropolitana de Recife, onde está monitorando 7 km de praia e já registrou três desovas, com previsão de eclosão para março.

“A conscientização com a preservação de espécies ameaçadas cresce a cada ano. É de extrema importância que o processo envolva toda a comunidade da região e também os turistas que visitam nossas praias”, pontua Otaviano Maroja, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), uma das apoiadoras do projeto e que também atua na proteção dos recifes de corais e do Baobá, conhecida árvore africana plantada no balneário.

“A conscientização com a preservação de espécies ameaçadas cresce a cada ano. É de extrema importância que o processo envolva toda a comunidade da região e também os turistas que visitam nossas praias”, pontua Otaviano Maroja, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), uma das apoiadoras do projeto.

Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi eleita a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2012, conquistou pela segunda vez o Top of Mind entre as praias do País. Em 2013, uma praia do balneário figurou entre as dez melhores do Brasil segundo o prêmio Traveler´s Choice do TripAdvisor, baseado na opinião de usuários do portal de viagens em todo o mundo.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem