Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Porto Alegre Film Commission ganha conselho de perfil público-privado

Porto Alegre - RS, 23.08.2016 Posse do conselho consultivo do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual Porto Alegre Film Commission Local: Salão Nobre do Paço Municipal Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Porto Alegre – RS, 23.08.2016
Posse do conselho consultivo do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual Porto Alegre Film Commission
Local: Salão Nobre do Paço Municipal
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre deu posse, nesta terça-feira, 23, aos integrantes do Conselho Consultivo do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual -Porto Alegre Film Commission, que passam a liderar e representar a organização que foi criada para captar e facilitar produções nas áreas de cinema, publicidade, documentários, novelas, entre outras, cujas locações ocorram na capital gaúcha. O grupo de conselheiros é integrado por representantes do município, do Estado e de entidades privadas do turismo e setor audiovisual da cidade.

No evento, no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito José Fortunati ressaltou que Porto Alegre já é reconhecida como importante polo da produção audiovisual do país, mas que precisa da Film Comission para atrair mais investimentos e fomentar a atividade facilitando e desburocratizando processos às produtoras. “Somos uma referência, com belíssimas produções no cinema, novelas e publicidade, mas sempre foram iniciativas isoladas. O que buscamos é organizar poder público com a iniciativa privada, com todos os empreendedores e criativos, e utilizar nosso grande potencial para fazer o setor prosperar”,  disse o prefeito.

A representante do Film Comission e uma das conselheiras pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, Gisele Cardoso Hiltl, falou sobre a importância econômica da criação da organização para a cidade e o papel que desempenha no incentivo ao turismo. “A primeira cidade do Brasil a criar a sua Film Comission foi o Rio de Janeiro, onde hoje a indústria audiovisual representa 7% do PIB. O Brasil tem potencial, mas a cultura responde por apenas 1% do PIB, sendo 0,6% da produção audiovisual. Nas cidades que estimulam a atividade, para cada real investido pelo poder público em cinema, são três reais que retornam para a economia local”, destacou Gisele. Ela lembra ainda que a pequena cidade de colonização italiana Antônio Prado, na serra gaúcha, recebia 4 mil turistas por ano antes de ser cenário do filme O Quatrilho. Desde então, recebe anualmente 40 mil turistas.

O secretário municipal de Turismo e presidente do conselho, Luiz Fernando Moraes, ressaltou a formalização do conselho consultivo consolida mais uma etapa da organização da Porto Alegre Film Commission. “É um modelo internacional de ação que não exige investimentos, porque a cidade já tem todos os ativos: empresas audiovisuais e dos setores envolvidos em produções com excelente rede de serviços, a natureza, uma luminosidade característica, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico”, ressaltou. A Porto Alegre Film Comission foi criado oficialmente, por decreto municipal, em 25 de novembro de 2015. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com entidades privadas, é uma organização destinada a captar e servir de facilitador para produções audiovisuais – nacionais e internacionais – na cidade, como nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas, fomentando este setor e estimulando o turismo cinematográfico local.

A organização é composta pela Secretaria Executiva e pelo Conselho Consultivo, que passa a ser integrado pela SMTUR,   representantes das secretarias municipais de Cultura (SMC), Segurança (SMSEG), Meio Ambiente (SMAM), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (InovaPoa), Gabinete de Comunicação Social (GCS), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC); e do setor privado, representantes da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Porto Alegre e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Fundação de Cinema RS (Fundacine), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV) e o Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que abriga o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna).

Foto: prefeito de Porto Alegre (E) e secretário Luiz Fernando Moraes assinam a posse do conselho que integra a estrutura da Porto Alegre Film Commission

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem