Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Personalidades reúnem-se para homenagear criador do primeiro curso superior de turismo do mundo

Academia Brasileira de Eventos e Turismo comemora seu 7º aniversário com homenagem ao fundador e reitor da Anhembi Morumbi, Prof. Gabriel Mario Rodrigues
Evento reuniu personalidades dos segmentos de Turismo, Eventos, Feiras, Aviação, Hotelaria e Marketing Promocional, em São Paulo
 
 Cerca de 60 convidados participaram do jantar do 7º aniversario da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, que reuniu, no último dia 20, personalidades dos segmentos de Turismo, Eventos, Feiras, Aviação, Hotelaria e Marketing Promocional para uma homenagem ao criador do primeiro curso superior de Turismo no Brasil e no Mundo, Prof. Gabriel Mario Rodrigues, reitor e fundador da Universidade Anhembi-Morumbi.
O evento, que encerrou o primeiro dia do 19º Workshop & Trade Show da CVC, em São Paulo, contou ainda com a participação de representantes políticos, como o Secretário de Turismo da cidade de Vitória, Antônio Bispo, e da Deputada Estadual Célia Leão (PSDB-SP), criadora do Projeto de Lei 592/12 que institui o dia 30 de abril como o Dia do Profissional de Eventos no Estado de São Paulo. “Temos trabalhado para posicionar a Academia em um conceito bem institucional, aprimorar nossa relação com o Governo e fazer com que esse potencial que temos hoje, que é a experiência do nosso rico quadro de Acadêmicos, possa deixar um legado no Brasil. E neste primeiro aniversário de nossa gestão, é uma honra poder homenagear o principal contribuidor para o desenvolvimento do setor de Turismo no país e no mundo, o Prof. Gabriel Rodrigues.”, enfatizou o presidente da Academia, José Wagner Ferreira.
Gabriel Mario Rodrigues, que também é sócio da Rede Brasileira de Educação à Distância – Universidade Virtual Brasileira e presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), é arquiteto por formação e contou brevemente a história de como foi o processo para instituir o primeiro curso superior de Turismo no país. “Nada acontece do nada. Tive oportunidade, por percepção da necessidade do mercado, para a criação deste curso. Começamos como curso livre e batalhamos muito pra conseguir transformar em um curso realmente aprovado pelo MEC. E tudo graças à equipe, que foi quem realmente transformou a ideia na realização. E, com muita luta e perseverança, a antiga Faculdade do Morumbi tornou-se a Universidade Anhembi Morumbi. Portanto, é uma satisfação muito grande ter esse reconhecimento pela Academia, mas é um trabalho que teve ajuda e colaboração de toda uma equipe.”, afirmou.
logo_ABEVTEm cerimônia coordenada pelo Acadêmico Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora e criador do Prêmio Caio, o professor foi homenageado com uma placa entregue pelas mãos de Wagner Ferreira e do Acadêmico Ibrahim Tahtouh, presidente da IT MICE Travel Solutions e aluno da primeira turma do curso instituído pelo Prof. Gabriel, em 1971. “Trabalhei com turismo desde adolescente e, quando tinha 19 anos, queria fazer uma faculdade, mas simplesmente não existia. Até que descobri que alguém estava criando o primeiro curso superior oficial de turismo. Na época eu morava em Santos, trabalhava lá durante o dia e vinha e voltava pela Anchieta, todos os dias. Não faltei a uma só aula! Eu era o mais jovem, comigo na primeira turma estavam muitos outros apaixonados, já formados em outras áreas diversas. Encontrar pessoas como o Prof. Gabriel é que me fizeram ousar e iniciar, depois de dois anos de formado, as operações de viagens de incentivo, que exigem muito mais dos profissionais. Hoje, temos o nosso turismo como é por iniciativa do Prof. Gabriel Rodrigues”, discursou Tahtouh.
Junto com convidados e familiares do homenageado, diversos Acadêmicos – alguns deles alunos ou também professores das primeiras turmas do curso de Turismo, acompanharam a caráter a cerimônia, que foi coroada com jantar preparado pelos Chefs da CasaBlanca. “O Gabriel é arquiteto de formação, mas, mais do que isso, é um arquiteto de iniciativas, empreendedor, que mudou a história do Turismo deste pais. O Gabriel tem esta qualidade, está sempre empreendendo, construindo algo novo como arquiteto de ideias e de iniciativas. Em nome do Colegiado Acadêmico, dos docentes da Universidade Anhembi e dos 350 mil bacharéis de Turismo que existem hoje no país e que reverenciam seu trabalho, quero saudá-lo, porque ele foi o grande responsável por isso tudo.”, parabenizou o Acadêmico, professor e presidente do CENTur – Conselho de Entidades Nacionais do Turismo, Mario Beni.
Em sua primeira aparição pública após um ano tratando uma grave leucemia, o Acadêmico Eraldo Alves da Cruz, secretário geral da CNC – Confederação Nacional do Comércio e considerado o “eterno” presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, fez questão de falar sobre a homenagem. “A Academia tem como objetivo maior de preservar e criar um alicerce para a construção de uma grande memória viva e produtiva. Existimos pra preservar a memória de pessoas como o Prof. Gabriel e tantos outros que já fizeram pelo Turismo e pelos Eventos no País. E nosso maior patrimônio são os valores profissionais que fazem parte dela e seus patronos e essa troca será muito útil para o turismo brasileiro. Estamos crescendo, rumo ao orgulho de termos um local próprio pra guardar todo o nosso acervo e mostrar tudo isso para que, futuramente, os alunos possam visitar a Academia e ver o que os profissionais de Turismo fizeram pelo nosso país.”, disse, e finalizou com um agradecimento público a Deus pelo restabelecimento de sua saúde.
A história completa da criação e instituição do primeiro curso superior de turismo está descrita na obra “Se não foi a primeira, não foi a segunda – O desafio de implantar a Faculdade de Turismo do Morumbi no início dos anos 70”, de autoria do Prof. Gabriel Mario Rodrigues, publicada pela Editora Anhembi Morumbi.
Sobre a Academia Brasileira de Eventos e Turismo
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 como Academia Brasileira de Eventos. Iniciativa inédita no país, surgiu da necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional.
Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros.  Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado em 30 de abril.
Entre alguns dos nomes que já fazem parte da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, estão Anita Pires (Presidente ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Armando Campos Mello (presidente da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras), Carlos Alberto Julio (Tecnisa), Chieko Aoki (Blue Three Hotels), Eduardo Sanovicz (Associação Brasileira das Empresas Aéreas e ex-presidente da Embratur), Eraldo Cruz (Secretario Geral da CNC), Elza Tsumori (Casa Barcelona e Conselho AMPRO – Associação de Marketing Promocional), Gerard Jean (Presidente Riocentro e Riotur, Secretário de Turismo do RJ), Guilherme Paulus (CVC), João De Simoni (conferencista, fundador da AMPRO – Associação de Marketing Promocional), José Wagner Ferreira (consultor, Ex-VP da TAM e ex-presidente da Webjet), Milton Zuanazi (SBTUR, ex-ANAC e Ministério do Turismo), Roland de Bonadona (CEO Accor), Sergio Junqueira Arantes (Diretor da Eventos Expo Editora, Revista Eventos e Premio Caio)  e Sergio Pasqualin (Diretor Expo Center Norte).
Boa Viagem