Pela primeira vez, Alagoas recebe copa internacional de futebol amador

Jogos de 24 equipes acontecerão no Estádio Rei Pelé a partir de 25 de novembro

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), promovem, entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro, em Alagoas, a Copa AFIA Brasil 2023. O estado estreia como sede da competição esportiva internacional promovida pela Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA). Com a edição inédita, o evento contará com a participação de quatro categorias de atletas. Os jogos serão realizados no Estádio Rei Pelé, localizado na capital alagoana. 

A sede oficial do evento será o Vila Galé Resort, na Barra de Santo Antônio, com serviço all inclusive para todos os atletas nacionais e internacionais durante os dias do campeonato. O Estádio Rei Pelé, com capacidade para 15 mil pessoas, sediará os 28 jogos da competição. 

A expectativa é de que 900 integrantes, entre atletas, comissão técnica e familiares da AFIA cheguem ao estado, sendo divididos em 24 equipes, com 22 grupos brasileiros e dois times alemães. 

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a realização do evento deve impulsionar o turismo de eventos no estado, movimentando toda a cadeia do setor. “Aliar o fomento ao esporte e ao turismo em Alagoas é uma importante parceria. Com a realização desta competição, buscamos também movimentar todo o nosso trade turístico. Eles circulam por nossos restaurantes, bares e hotéis, além de estimularem o turismo nacional e internacional no estado”, destacou a secretária. 

O evento internacional é realizado pela AFIA, a maior entidade de promoção de copas de futebol master do mundo, para atletas de 35 a 70 anos de idade. Nesta edição, as categorias que irão competir serão: Silver (45+), Gold (50+), Platinum (55+) e Diamond (60+). 

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Lydia Pollyana, destacou a oportunidade como mais um grande evento internacional em Alagoas. “Uma grande satisfação e responsabilidade receber esta competição internacional no nosso Estado. Depois de uma longa temporada de apoio ao esporte, de incentivo ao futebol mais especificamente, o Governo de Alagoas, por meio de parceria entre o Esporte e o Turismo, abre as portas do Rei Pelé, de Maceió e de Alagoas, para movimentar o cenário esportivo, a economia e o turismo em terras alagoanas. Expectativa lá em cima para os próximos dias de competição”, afirmou. 

A copa conta com árbitros renomados, com atuações em campeonatos mundiais, árbitro assistente de vídeo (VAR) auxiliando na legitimação do resultado, e bolas oficiais usadas nas principais competições mundiais. A programação esportiva será transmitida ao vivo, através do canal oficial AFIA Soccer no YouTube, com narração, comentários e entrevistas, além da transmissão de programas exclusivos. 

A disputa esportiva terá de quatro a cinco jogos por dia, que contemplarão as quatro categorias durante os seis dias de disputa. Com uma programação diversa, o calendário contará ainda com atividades culturais, turísticas e de entretenimento. 

As equipes irão desfrutar de noites de diversão, com festas e momentos de integração entre os grupos, além da tradicional Olimpíadas AFIA, onde os atletas competem nas modalidades de poker, truco, dominó, sinuca, pebolim, dardos, vôlei, futmesa, beach tênis, dança, entre outros. 

AFIA 

Com o objetivo de transformar o sonho do atleta amador de jogar uma copa de futebol internacional como protagonista, a Copa AFIA possui uma experiência de 100 copas de futebol, nacionais e internacionais, em 10 países, ao longo de 30 anos de atividade. Cerca de 100 mil esportistas já participaram do evento desde a sua fundação. Atualmente a AFIA conta com 400 equipes filiadas ao redor do mundo. 

Programação: 

Copa AFIA 

26/11- Cerimônia de abertura no Estádio Rei Pelé 

26/11 à 30/11- Dias dos jogos no Estádio Rei Pelé 

01/12- Jogo final da Copa AFIA no Estádio Rei Pelé 

01/12- Festa dos Campeões no Vila Galé Resort 

Olimpíadas AFIA 

27/11 à 30/11- Tradicional Olimpíadas AFIA no Vila Galé Resort

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!