Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Pé na Estrada: Conheça as melhores trilhas para a prática de Trekking em Fernando de Noronha

Fernando-de-Noronha-3

 

Programar uma viagem ao arquipélago Fernando de Noronha pode significar a realização de um sonho para a maioria das pessoas. E essa época do ano, com o Réveillon se aproximando, é a oportunidade para muitas procurarem pacotes de viagem com programações especiais. Quem visita a ilha tem a oportunidade de observar bem de perto a fauna e a flora e conhecer um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. Sendo assim, uma das dicas para tornar o passeio ainda mais divertido e interessante é optar pela prática do trekking. Afinal, o arquipélago é um dos melhores lugares para a prática do esporte, devido às suas paisagens exuberantes e belezas naturais.

O Trekking, ou Caminhada, é uma atividade física, aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. É uma das práticas ao ar livre mais seguras e que pode ser exercida por qualquer pessoa saudável, em qualquer idade. Se for um iniciante, o ideal é que ele esteja acompanhado sempre de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente. Além disso, prestar atenção no caminho e nas soluções dadas aos problemas que surgirem para aprender a caminhar em ambientes naturais é essencial para a prática, que proporciona conhecer lugares poucos visitados e explorar grutas, cachoeiras e praias, sempre cercadas por muito verde.

Assim, o Grupo EcoCharme, que oferece um conceito exclusivo de prestação de serviços na Ilha de Fernando de Noronha e firma parcerias com pousadas da ilhadestaca a EcoCharme Pousada Paraíso do Atlântico como uma das que disponibilizam a prática do trekking. Próxima aos melhores restaurantes e ao comércio local da ilha, a pousada fica próxima às trilhas que dão acesso para quem deseja conhecer a Praia do Cachorro, Praia do Meio e da Conceição. O estabelecimento também possui um lounge na área externa, com puffs e redes, tornando-se um lugar atrativo para quem aprecia um bom vinho e busca descanso, após se aventurar pela ilha.

 

Confira, abaixo, mais algumas sugestões de trilhas para a prática do Trekking:

 

Golfinho – Sancho

A trilha de, aproximadamente, 1000 metros, é conhecida pelos seus inúmeros e histórios mirantes (para o acesso, é preciso ter o ingresso do Parque Marinho). Para chegar à praia do Sancho é preciso descer dois lances de escadas encravados na rocha e uma escadaria de pedra. O cansaço é recompensado com a visão paradisíaca da praia que foi eleita, diversas vezes, como a mais bonita do Brasil.

 

Pontinha – Pedra Alta

Ao longo dos três quilômetros da trilha, observa-se as Pedras Secas, responsáveis pelo primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. A caminhada tem início próximo ao Atalaia e termina na enseada da Caieira. É obrigatório o acompanhamento de guia, agendamento na sede do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e ingresso do Parque Marinho.

 

Jardim Elizabeth

O nome da trilha de 1.600 metros é uma herança dos holandeses. Mapas da época assinalam o local como sendo o escolhido para a aclimatação de plantas trazidas da Europa. Com pouco mais de um quilômetro e meio de extensão, corta a mata, passa por uma alameda de cajazeiras e por uma ponte do século 18. O passeio dura cerca de uma hora e termina com um bom mergulho na praia do Cachorro.

 

Costa Azul

Acessível apenas na maré baixa, a trilha Costa Azul tem 2.300 metros e faz parte da Vila dos Remédios. Beirando o pé do morro do Pico, tem como ponto final o mirante do Boldró, onde é possível observar a incrível visão do pôr-do-sol de Fernando de Noronha.

 

Costa Esmeralda

Um dos trekkings mais populares de Noronha, a trilha da Costa Esmeralda tem 2.200 metros e vai do Boldró à Cacimba do Padre. No caminho, avista-se diversas espécies de aves marinhas em busca de alimento. Para coroar a caminhada, a paisagem dos Dois Irmãos é perfeita.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem