Passe Cultura em Lisboa regista mais de 11,6 mil entradas gratuitas

Passe Cultura em Lisboa regista mais de 11,6 mil entradas gratuitas

Um ano depois da criação do Passe Cultura em Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa anuncia 11.660 entradas gratuitas nos equipamentos culturais geridos pelo Município.
A medida foi criada com o objetivo de apoiar o acesso à Cultura em Lisboa, enquadrada no pacote de medidas anti-inflação que a Câmara Municipal aprovou em 2022. Implementado desde 1 de dezembro desse mesmo ano, e inicialmente apenas até ao final do primeiro semestre de 2023, o Passe Cultura dá acesso, de forma gratuita, aos equipamentos culturais municipais pelos munícipes com mais de 65 anos e pelos mais jovens.
65,4% das entradas gratuitas registadas durante este primeiro ano foram realizadas por jovens até os 23 anos. Nesta faixa etária, a preferência recai sobre o Lu.Ca – Teatro Luís Camões e o Teatro do Bairro Alto, enquanto que se regista os maiores de 65 anos preferem o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a Casa Fernando Pessoa e o Atelier Júlio Pomar. Dos equipamentos, destacam-se para ambas as faixas etárias, o Padrão dos Descobrimentos e o São Luiz Teatro Municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa congratula-se com o facto de os lisboetas terem aderido “de forma muito expressiva” a esta medida. “O Passe Cultura constitui um investimento muito relevante para possibilitar um maior acesso às expressões culturais por parte do público mais jovem e do público com mais idade e assim estimular a criação de hábitos de fruição cultural”, afirma Carlos Moedas, considerando que “este é mais um contributo para fazer de Lisboa uma cidade onde a Cultura é para todos”.
Diogo Moura, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, defende que “o Passe Cultura é uma medida essencial para a democratização do acesso à Cultura. A adesão entusiástica ao Passe Cultura fortalece a identidade cultural da cidade e reforça o papel dos equipamentos culturais municipais como centros vitais de expressão artística. A acessibilidade a eventos culturais tornou-se um catalisador para a diversidade e inclusão, transformando os equipamentos culturais em espaços verdadeiramente abertos a todos.”
Nota: os dados referidos dizem respeito ao período compreendido entre 1 de dezembro de 2022 a 4 de dezembro de 2023

www.lisboa.pt

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!