Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Particularidades da gestão de viagens para a indústria de Petróleo & Gás

Augusto O_Imagem 02 (13)_803x535

Augusto Ohashi, Head of Corporate IT Sales, Amadeus LATAM

Imagine um profissional dedicado à indústria de petróleo e gás responsável pela saúde, segurança e ambiente numa plataforma de petróleo. A cada cinco semanas, este profissional deixa a plataforma, localizada na costa do Brasil, em direção à sua casa, no interior do país. Uma jornada épica que envolve um translado em barco ou uma viagem de helicóptero, escalas, estadias em hotéis, vários voos e transporte entre aeroportos. Existem milhares de trabalhadores empregados pelas companhias de petróleo e gás cujo planejamento de viagens deve estar perfeitamente coordenado, garantindo o preciso funcionamento da sua plataforma de petróleo e sua lucratividade.

Essas indústrias são fundamentais para a economia global, uma vez que não só fornecem os meios para sua manutenção, como movimentam 90% dos bens e recursos consumidos no mundo. Imaginem a impressionante quantidade de viagens necessárias para levar as equipes aos navios, os engenheiros e técnicos às plataformas, na hora certa, em qualquer ponto do mundo.

A gestão de viagens para essas indústrias demanda logísticas complexas, agravadas por prazos curtos e mudanças de última hora nos itinerários com diversas etapas que compõem essas longas jornadas. Esses enormes grupos de pessoas viajando ao redor do mundo precisam chegar ao mesmo tempo a destinos frequentemente longínquos, o que requer um grau elevado de expertise.

As TMCs que trabalham nesse contexto sabem que a pressão é alta e que erros custam caro. Se este profissional, ou algum de seus companheiros de plataforma, chega atrasado a um porto durante uma troca de turno, toda uma operação na plataforma pode ser interrompida, podendo ocasionar gastos de dezenas de milhares de dólares por dia. A esses desafios, soma-se o fato de que a queda nas receitas das indústrias de petróleo & gás indica que as mesmas buscam cortar os gastos com viagens sem, entretanto, economizar nos cuidados com a segurança e com a eficiência nas trocas de turnos.

O alcance global e a vasta amplitude do conteúdo da Amadeus permitem o gerenciamento de itinerários altamente complexos nas circunstâncias mais adversas. Nossa tecnologia ajuda a integrar e automatizar processos cruciais como gestão da força de trabalho e planejamento de viagens, gerenciamento de itinerários de ponta-a-ponta, pagamento e dever de diligência. Isso gera melhoras na gestão de custos combinadas a um serviço de alto nível.

Levando em conta este panorama, a Amadeus encomendou e divulgou o ‘Marine & Offshore Travel: All hands on deck’, um relatório que analisa como indústrias como a de petróleo & gás estão mudando no atual cenário macroeconômico e como as companhias de gestão de viagens podem enfrentar esses desafios. O relatório inclui entrevistas aprofundadas com os principais players da indústria de viagens, incluindo uma vasta gama de companhias petróleo & gás, líderes das TMCs, especialistas da Amadeus e, é claro, colaboradores que vivem o dia a dia do exemplo que utilizamos.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem