Parceria com Portugal: instituições já podem se inscrever

Coordenadores dos cursos de Turismo e Hotelaria podem inscrever suas instituições em processo seletivo que seleciona 50 estudantes para um curso de qualificação profissional em Portugal
A primeira etapa do processo seletivo que irá selecionar 50 estudantes para um curso de qualificação profissional em Portugal já está aberta. Coordenadores de cursos de bacharelado ou tecnólogo em Turismo e Hotelaria, cuja avaliação no ENADE seja igual ou superior a 3, devem encaminhar e-mail para [email protected] com nome completo, CPF, nome do curso, nome da Instituição de Ensino Superior, e-mail e telefone para contato.
Após a realização do cadastro, a ser feita pela equipe técnica do Ministério do Turismo com os dados recebidos dos coordenadores, serão enviadas a estes e-mail automático com orientações para primeiro acesso ao sistema de homologação. O prazo para a homologação está previsto no Edital, de 5 a 8 de novembro de 2013.
Os estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em hotelaria e turismo poderão se inscrever a partir do dia 15 de outubro até o dia 7 de novembro. Cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco de seus alunos para participar do processo seletivo.
A iniciativa do Ministério do Turismo, em colaboração com a Capes, tem por objetivo capacitar profissionalmente 50 estudantes brasileiros no âmbito do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo. A ideia é que, ao regressarem, estes estudantes se tornem difusores do conhecimento aprendido fora, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no País, com vista aos megaeventos.
Poderão participar do Projeto alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.
Uma vez selecionado, cada um dos 50 estudantes aprovados terá direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e bilhete aéreo internacional. O bolsista deverá, durante o curso, dedicar-se integralmente às atividades de capacitação e, ao final do período, terá um prazo de 60 dias para apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas na Escola de Setúbal.
O curso terá duração de 226 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas, e ocorrerá no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. “Com esse curso, os estudantes vão ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia de produção do turismo, desde elementos ligados à arrumação de quartos até técnicas mais refinadas de gastronomia”, explica o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Pimenta Madeira.
Mais informações podem ser solicitadas com a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo pelo endereço eletrônico: [email protected] ou pelo telefone: (61) 2023 8289.

Rolar para cima