Evento consolida-se como o grande evento do Turismo do sul do país para negócios e networking
A Expo Turismo Paraná 2023 terminou em clima de otimismo, pelo sucesso do evento e acolhida de expositores e visitantes. Depois da venda de todos os espaços disponíveis no evento e um público total de 4220 pessoas e, destes, 1427 agentes de viagens, pode-se dizer que o evento da ABAV-PR se consolida como o maior evento B2B do turismo do sul do Brasil.
Tal importância pode ser observada com o prestígio das autoridades já na abertura solene do evento, na quinta, dia 15 de junho. Ao longo dos dois dias de evento, a Expo Turismo Paraná 2023 reuniu mais de 350 marcas, com número recorde de operadoras de turismo, chegando a 27, além de 22 destinos nacionais e internacionais, como Argentina, Uruguai e Peru, e companhias aéreas. Segundo mencionou a Fênix Peru Operadora, “foi uma ótima experiência, aguardamos as novidades para 2024” e a Pátria Consolidadora, “foi um prazer apresentar nossa empresa, produtos e serviços para a região. Estamos com grandes expectativas para novas parcerias e experiências”. Ambas expuseram sua marca pela primeira vez na Expo. A avaliação do Centro Europeu, que também esteve com estande na Expo, também foi positiva: “muito bom participar desse evento que é o maior do estado e reúne todas as empresas e profissionais do mercado de turismo”.
Também incluiu três vias de capacitação – a da ABAV-PR, a da Escola de Turismo do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e do Senac-PR – e a rodada de negócios promovida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Sebrae Paraná. Para a Mendes Viagens, de Jaguariaíva (PR), a Expo “Foi uma ótima oportunidade para conhecer novos destinos, estreitar parcerias e nos capacitar para melhor atender aos viajantes”.
Mais uma vez, o Paraná como Estado anfitrião recebeu os visitantes na belíssima Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que contou com suas 19 IGRs, bem organizadas pela Secretaria de Estado do Turismo, liderada pelo Secretário Márcio Nunes e colaboração do Instituto Água e Terra (IAT). Na opinião do presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, “este espaço dá um movimento mais amplo na Expo, pois os agentes de viagens regionais demonstram muito interesse nesses produtos, uma vez que o turismo, na grande maioria, pode ser rodoviário”.
Como exemplo, há as rotas de cerveja, vinho e pinhão, que já estão formatadas e podem ser vendidas como turismo rodoviário, pois estão localizadas na região metropolitana de Curitiba. Para a BRI Turismo, do Rio de Janeiro, a avaliação da Expo Turismo foi positiva: “Para nós foi um imenso prazer estar com vocês nesses dois dias. Parabéns pela qualidade e organização da feira. Foi muito top. Sucesso sempre e até a próxima”.
Uma das novidades da Expo, foi a participação de um novo atrativo turístico, que foi a Cidade de Juranda, que está ampliando a infraestrutura para oferecer o turismo religioso e de aventura. A prefeita Leila Amadei revelou que nos próximos dias será anunciado o investimento privado de milhões, para construção de hotéis e outras infraestruturas na Cidade do Milagre. Para a prefeita de Juranda, Leila Amadei, “nós já temos uma estrutura para receber turistas por meio da Rota do Milagre do Estado do Paraná, onde as pessoas poderão vivenciar a história do menino Lucas, além do turismo rural. Tem muita atividade para receber turistas em nosso município”, disse.
A Expo Turismo Paraná ocorreu nos dias 15 e 16 de junho, no Viasoft Experience, em Curitiba, Paraná. O evento anual da ABAV-PR contou com o Paraná como Estado anfitrião, Curitiba como cidade anfitriã, patrocínio do Sistema Sesc Senac Fecomércio Paraná, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e do município de Juranda, além de participação imprescindível do Sebrae PR, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Como apoiadores o evento teve a BWT Operadora, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Abeoc Brasil, Abrajet Nacional, Abrajet Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação – SEHA; e contou com parceria estratégica das Unidades de Conservação do Paraná e do Instituto Água e Terra, além dos media partners: do Diário do Turismo, Coluna de Turismo e TV Euro News.