Oportunidade em Janeiro: programa de afiliados é opção para impulsionar negócios digitais

Nomes como Nath Arcuri, Wendell Carvalho, Rhavi Carneiro e Brunna Siqueira
já possuem sucesso com uso de estratégias de afiliação na Hotmart


De acordo com a Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, criadores de conteúdo que utilizam o programa de afiliados vendem cerca de 20% mais do que seus pares que não utilizam esta estratégia. Ainda que a Creator Economy seja um segmento que exige poucos recursos, é preciso conhecimento técnico e capital para impulsionar as vendas e, por isso, incluir os afiliados em um planejamento pode ser o diferencial – uma vez que não há custos para o creator até que uma venda seja realizada e um percentual do faturamento destinado ao parceiro.
 

Ao adotar estratégias de tráfego pago, um creator tem obrigatoriamente um custo, conseguindo vender ou não, e isso é risco maior para quem não possui recursos financeiros à disposição. Já com a estratégia de afiliação, o creator destina um percentual do valor do produto quando a venda for concretizada por uma pessoa que endossa o produto, repassando seus argumentos de venda à uma nova audiência”, explica Alexandre Abramo, Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios da Hotmart. 
 

Com o programa de afiliados, os dois primeiros meses do ano são benéficos para quem decide lançar um produto, seja ele um curso, ebook, ou uma comunidade fechada, porque há mais profissionais disponíveis para endossar e difundir o lançamento. De acordo com Abramo, este aumento acontece porque as pessoas querem colocar em prática o conhecimento que adquiriram no fim do último ano. “Períodos como a Black Friday, que, na Hotmart, teve um crescimento de 15% em 2022, são momentos de aceleração de aquisição de conhecimento. E quem aprendeu novas técnicas de marketing digital quer colocar tudo em prática, aproveitando a motivação de um novo ano”, explica o executivo. A opção também é válida para aqueles que já possuem um produto digital e desejam exposição sem necessariamente investir em tráfego pago.

 

Nichos em destaque para afiliação

Um comparativo no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022 revela que os produtos com maior crescimento de vendas foram nos nichos de marketing e vendas, finanças e negócios, moda, beleza e saúde, respectivamente. O levantamento foi realizado com a seleção dos 50 produtos com maior número de vendas de cada período feitas pelas criadores de conteúdo.
 

Na Hotmart, nomes como Nath Arcuri (Me Poupe!), Wendell Carvalho, Rhavi Carneiro (Fluency Academy) e Brunna Siqueira são alguns dos clientes que já usam o programa de afiliação e conseguiram resultados expressivos por apostarem nessa estratégia. Com 150 mil alunos, 80% dos produtos de Brunna Siqueira são vendidos por meio de 72 mil afiliados ativos. Na visão dela, “muitos criadores não usam a estratégia de afiliação porque não querem dividir um percentual das vendas ou acreditam que para trabalhar com afiliados precisam de uma grande operação, o que não é verdade. Por outro lado, a venda feita por um afiliado jamais aconteceria se não fosse por ele, que alcança uma audiência diferente e de forma orgânica”, afirma.

Sobre a Hotmart

Fundada em 2011, pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma das líderes globais no mercado de produtos digitais. A empresa conta com mais de 1,7 mil funcionários e fornece todo o ecossistema para a criação e venda de conteúdos digitais como cursos online, ebooks, podcasts entre outros formatos. A empresa faz parte do grupo Hotmart Company e contabiliza mais de 35 milhões de usuários, mais de 580 mil produtos cadastrados e vendas em mais de 188 países. www.hotmart.com 

Rolar para cima