Carnaval contará com mais de 1,2 mil voos extras pelo país



Entre os destinos com maior demanda estão Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE)

Após dois anos de pausa, o Carnaval retorna ao país e deve movimentar milhões de foliões pelos destinos brasileiros. Isso porque, segundo levantamento do Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ofertar pelo menos 1.200 voos extras durante o período. Entre as cidades que devem maior demanda nos dias de folia, aparecem as já tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).
 

Segundo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o número reforça a expectativa para o retorno das festividades de carnaval, período considerado um dos que mais movimenta a economia do setor no país. “Estamos animados com a realização desta festa popular que é tão característica do Brasil e que retorna após dois anos de restrições por conta da pandemia, com forte fluxo turístico. Trabalhamos para dar condições do turismo acontecer no nosso país e possibilitar que as pessoas possam se deslocar pelos mais diversos modais, principalmente o aéreo, com preços mais acessíveis”, destaca.
 

Ao Ministério do Turismo, a Latam Brasil informou que ampliará em 35% a oferta de assentos no país e em quase 40% a quantidade de voos para o Carnaval. A estimativa é de que mais de 600 mil passageiros sejam transportados no período. Ainda segundo a empresa aérea, serão reforçadas rotas operadas principalmente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, ampliando a conectividade para outros destinos do país, como o Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
 

Já a Azul Linhas Aéreas informou um aumento de 158 voos no período, especialmente para as cidades de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Maceió (AL), cidades que contam com tradicionais festividades. De acordo com a companhia, sábado de Carnaval (18) e Quarta-Feira de Cinzas (22) serão as datas com maior volume de operações extras. “Serão, respectivamente, 36 e 46 decolagens adicionais para levar e trazer os clientes que forem aproveitar o Carnaval”, pontuaram.
 

Durante as festividades, a Gol disponibilizará 72 mil assentos a mais para atender os foliões. Os terminais de Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, receberão o maior quantitativo de voos extras para o período. Para a empresa, os dias 16 e 17 de fevereiro serão os dias com a maior movimentação, quando serão realizadas 789 decolagens. A Gol afirmou ainda que toda a malha aérea extra foi pensada para atender localidades estratégicas no país.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!