Com programação diversificada e envolvente, evento promete fazer a cidade vibrar
Até 9 de setembro, o OPERAFEST, um dos festivais europeus mais “fora da caixa” da atualidade está em pleno centro lisboeta e com uma bela vista sobre o Rio Tejo, para aproximar a ópera de todos. Com o mote “Entre o Céu e o Inferno: Do prazer supremo ao medo mais profundo”, esta 4ª edição reflete a dicotomia da condição humana ao desejar sempre um patamar de felicidade e plenitude assombrado pelo medo e terror por situações de sofrimento extremo. O evento retrata, ainda, a condição feminina e sua luta por liberdade e direitos.
Desde seu lançamento, em 2020, o festival vem destacando-se pelo sucesso tanto na adesão popular, quanto na crítica internacional, contando com resultados inéditos de captação de novos públicos. No ano passado, por exemplo, 37% dos presentes afirmaram estarem pela primeira vez em uma ópera.
Cruzando tradição e vanguarda, dos grandes clássicos aos talentos nacionais emergentes, o OPERAFEST conta com uma agenda diversificada e atraente, dividida em ciclos com múltiplas propostas e objetivos, incluindo preciosidades cinematográficas, concurso contemporâneo, rave, aulas de canto, entre outras atrações. É um festival inclusivo, assumindo-se como um espaço de experimentação e apropriação, apostando na ópera do futuro, em novos talentos e propostas visando trazer tal gênero musical para mais próximo do mundo de hoje e para o centro das artes performativas.
Programa
6/09, às 18h30: A Descoberta da Ópera – Curso livre por Inês Thomas Almeida (2 sessões) -Ópera Satélite, no Auditório do Âmbito Cultural El Corte Inglés.
6/09, às 21h00: Grandes Cantores para a Ópera de Hoje – Maratona Ópera XXI – no Centro Cultural de Belém.
7/09, às 18h30: O Fenômeno Maria Callas – Ópera Satélite – na Sala do Âmbito Cultural El Corte Inglés.
7/09, às 21h30: Cine-Ópera “A Flauta Mágica”, de Ingmar Bergman, na Cinemateca Portuguesa.
8/09, às 19 horas: Cine-Ópera “Os Canibais”, de Manoel Oliveira, na Cinemateca Portuguesa.
8/09, às 21h30: Cine-Ópera “Maria by Callas”, de Tom Volf, na Cinemateca Portuguesa.
9/09, às 22 horas: “Entre o Céu e o Inferno” – Ópera Rave – Ópera Satélite, no Jardim MNAA.
Mais informações poderão ser obtidas em: www.operafestlisboa.com .
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações: