Olhar Braztoa’ destaca o que está em alta para as viagens de 2024

Levantamento feito entre as operadoras BRAZTOA destaca a busca por novidades, singularidades, viagens de descobertas e conexões familiares como pontos-chave para experiências memoráveis, e com mais viagens por ano

WhatsApp Image 2024-01-15 at 16.18.16.jpeg

2024 promete ser um ano surpreendente e emocionante para os viajantes, marcado por uma busca por viagens de descobertas, destacada por destinos exóticos, por lugares pouco conhecidos, por novas experiências brasileiras, além do fortalecimento das viagens internacionais e dos cruzeiros. O que todas essas opções têm em comum? Uma procura contínua pela desaceleração e por mais conexão, seja pessoal, com a família, com diversas culturas e com o novo, e com a preferência de que esses momentos se repitam mais vezes ao longo do ano.

Esses são apontamentos do “Olhar Braztoa 2024”, que traz o que deve estar em alta entre as operadoras em 2024, destacando preferências e comportamentos dos viajantes.

Busca por Destinos Exóticos

O desejo de explorar e descobrir destinos exóticos surge como uma forte tendência em 2024. Aqui, o “exótico” refere-se a lugares que fogem do comum, e esta é uma questão muito pessoal, mas que vem acompanhada por um ponto em comum: os viajantes estão ávidos por experiências singulares, destinos que ofereçam uma cultura única, inconfundível, marcante e autênticas, lugares com paisagens incomuns e extraordinárias, afastando-se dos itinerários tradicionais e almejando roteiros que proporcionem um mergulho profundo na riqueza cultural e natural.

Nestas viagens, o ponto alto são os componentes exclusivos e desconhecidos do roteiro,  que se destaquem por tradições, costumes, culinária e estilos de vida diferentes; as palavras de ordem são surpreender e estrear, já que os viajantes buscam experiências autênticas, tradições preservadas e paisagens peculiares e menos conhecidas, quesitos que impulsionam o turismo para além do que conhecemos.

Viagens em FamíliaA valorização do tempo em família continua a ser uma tendência valiosa e uma necessidade crucial, que emergiu com força renovada depois dos tempos desafiadores da pandemia. As famílias encontraram nas viagens a maneira perfeita de fortalecer conexões e laços afetivos, além de criar memórias duradouras.

Neste tema, também é possível observar a procura por viagens multigeracionais, onde avós, pais e filhos compartilham experiências únicas e buscam destinos e experiências que atendam a peculiaridade de cada faixa etária, com uma programação que envolve desde aventuras emocionantes, boa gastronomia, até momentos de relaxamento.

Fortalecimento das Viagens Internacionais

Quando falamos em viagens internacionais, falamos de múltiplas possibilidades, com destinos que vão desde os que estão na wishlist da maioria das pessoas, até a oportunidade de conhecer lugares que antes estavam fora do radar.

Depois de um período de restrições, as viagens internacionais estão de volta e essa retomada vem ganhando força ano a ano e, ao que tudo indica, em 2024 deve se fortalecer ainda mais, já que os viajantes estão ansiosos para explorar o mundo e ampliar horizontes.

Esse movimento representa, também, uma busca renovada por conexões globais, enriquecimento cultural e experiências além das fronteiras nacionais e de um desejo humano fundamental de conexões culturais e interpessoais. A participação em eventos e a imersão em diferentes estilos de vida tornam-se elementos-chave nas experiências de viagem em 2024. Sem contar a interação com comunidades diferentes, fator que aproxima pessoas e aumenta o respeito pelas diferenças e contribui para um mundo mais interconectado e compreensivo.

Descobrindo novos destinos brasileiros

No cenário brasileiro, a tendência pela busca do novo também se destaca, e nesse sentido,  a diversidade exuberante do Brasil é um “prato cheio” para o viajante de 2024. Descobrir os cantos escondidos do país tornou-se uma prioridade, impulsionando o turismo nacional.

Em meio a essa tendência, a procura por novos destinos e experiências autênticas e genuinamente brasileiras protagonizam as buscas, enriquecendo a experiência dos viajantes pelo Brasil. 

Destinos turísticos menos conhecidos ganharam visibilidade e destaque à medida que os viajantes buscam escapar das áreas turísticas tradicionais e descobrir lugares menos explorados, isso tem levado à diversificação dos destinos.

As operadoras desempenham um papel essencial na materialização dessa tendência de busca por novidades e diversidade no cenário brasileiro. Sua atuação vai além de apresentar destinos menos explorados e oferecer destinos exclusivos e experiências que podem não ser facilmente acessíveis aos viajantes independentes, mas de personalizar viagens de modo que se tornem únicas até o de desenvolver  roteiros inovadores, destacando novos roteiros –  e até novos produtos dentro de destinos já conhecidos – e elevado o grau de personalização das viagens.

Viagens Mais Frequentes no Ano

A ideia de que “viajar é viver” torna-se ainda mais evidente em 2024. A busca por uma vida equilibrada e focada no bem-estar e na saúde, inclui mais escapadas ao longo do ano.

Viagens curtas, seja para destinos próximos ou internacionais, estão cada vez mais comuns, pois são uma excelente opção para diminuir o ritmo, se desconectar das preocupações e, ao mesmo tempo, se conectar consigo mesmo e/ou com a família. Os modelos mais flexíveis de trabalho, que permitem uma rotina mais livre, são os grandes alavancadores desse comportamento.

Vale destacar que o aumento da frequência das viagens não está ligado a feriados ou datas comemorativas, muito pelo contrário, elas estão acontecendo, cada vez mais em períodos “comuns”, fora do auge das demandas.

Cruzeiros

Explorar os destinos a bordo de um navio tornou-se uma escolha cada vez mais procurada pelos viajantes, afinal, fazer uma viagem de navio é acessível e experiencial, uma excelente maneira de conhecer o Brasil e o mundo. Os cruzeiros são multigeracionais e se configuram como viagens completas, pois reúnem no mesmo pacote o transporte, hospedagem, alimentação, múltiplos destinos e atividades em um único lugar, sem precisar desfazer e refazer malas.

Atualmente, existem centenas de navios em todo o mundo e existem muitos outros que estão em construção e entrarão em operação nos próximos anos. Cada um com características próprias, que podem ser perfeitas para cada perfil de pessoa e com a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências em uma única viagem, continua atraindo viajantes em busca de uma jornada única e inesquecível.

Lançando olhar para as preferências de viagens em 2024, o “Olhar Braztoa 2024” conclui que o verdadeiro valor está na capacidade de transcender o convencional, principal diferencial das operadoras.

À medida que todos se preparam para embarcar nesse novo ano que se inicia, o setor de Turismo promete uma jornada emocionante, surpreendente e diversificada, especialmente se essas viagens estiverem sob o cuidado das operadoras. Dos destinos exóticos às inexploradas paisagens brasileiras, das fronteiras internacionais reabertas às viagens por mar a bordo dos Cruzeiros, das experiências familiares enriquecedoras, às viagens acontecendo mais vezes ao longo do ano, cada tendência reflete o desejo humano de explorar, aprender e se conectar.

“A bagagem de conhecimento de uma operadora, que inclui a compreensão profunda de destinos, cultura, história e nuances locais, torna-se um ativo inestimável utilizado para criar e moldar viagens personalizadas e inesquecíveis, perfeita e adaptada às singularidades de cada cliente. Afinal, é importante ressaltar que o exótico e o novo para uma pessoa pode não ser para outra, então, a curadoria e consultoria de especialistas, como são as operadoras, é um grande diferencial, assim como para encontrar, desenvolver e oferecer esses destinos surpreendentes”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.

As operadoras de turismo são grandes vitrines que promovem, divulgam e expõem destinos e fornecedores, contribuindo diretamente para o conhecimento, consolidação e desenvolvimento do turismo, responsáveis por transformar tendências em realidade, proporcionando aos viajantes experiências únicas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo no país. 

A curadoria do especialista, que conecta pessoas a um mundo de possibilidades, é e sempre será um grande diferencial.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – reúne e representa algumas das principais operadoras e marcas de turismo no setor de viagens de lazer no Brasil.

Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques.

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

NOTA/Crédito: Esse levantamento teve a consultoria da SPRINT Dados – consultoria especializada que desenvolve soluções para a gestão por dados no turismo. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!