Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Oficina de chimarrão leva a cultura gaúcha até o Salgado Filho

Usuários do terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho agora têm a oportunidade de um contato direto com um dos principais símbolos da cultura do Rio Grande do Sul. Foi lançada nesta terça-feira, 13, a oficina de mate chimarrão para demonstrar e ensinar como se prepara a bebida mais popular entre os gaúchos. A iniciativa é resultado de uma parceria feita pela Secretaria Municipal de Turismo com a Infraero, o Executive Class Restaurant, onde a atividade está disponível ao público de segundas a sextas-feiras, das 11h30 às 12h15, e Luiz Rotili Teixeira, facilitador das oficinas. A oficina tem um valor de R$ 30 por pessoa e será ministrada em inglês, espanhol, italiano e francês, além do português.

Também conhecido como o Gaúcho do Aeroporto, Luiz tem formação em ciência do folclore, além de ser guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo. A oficina de aprendizagem sobre o chimarrão, com duração de 45 minutos, envolverá histórias, contos, lendas e a importância social da bebida típica. “Para os gaúchos, o chimarrão é um símbolo de amizade e de confraternização, e, para os turistas, pode ser uma boa lembrança do Rio Grande do Sul e de seu povo”, aposta Luiz, que confessa estar realizando “um sonho”: poder mostrar diretamente ao turista a imagem do Estado. A prática receptiva no aeroporto da Capital não é novidade para ele, que desde 1983 circula pelo terminal, sempre com a indumentária típica gaúcha, oferecendo chimarrão a quem circula nas áreas de embarque e desembarque.

“Este é um ponto de partida para a difusão das tradições gaúchas e excelente para os usuários do terminal que sempre se interessam em conhecer a cultura dos destinos para onde viajam”, avaliou o superintendente da Infraero, Wilson Brandt Filho, que participou do lançamento da nova atração ao lado do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e representantes do Executive Class, onde foi criada uma ilha especial para a oficina. “O aeroporto é um ponto de chegada e de saída de visitantes, por isso esse espaço é uma opção para quem quiser aproveitar o tempo entre um voo e outro e se relacionar com a cultura regional”, ressaltou o administrador do empreendimento, Fernando de Andrade Mendonça.

A novidade que agora chega ao Salgado Filho está inserida em um contexto maior, que é o Turismo Criativo, cujo conceito é oportunizar aos visitantes vivências genuínas e de aprendizagem com a cultura local. “Por seu simbolismo, o chimarrão é o carro-chefe quando se fala em tradições gaúchas, e nesse contato com a oficina o visitante levará consigo esta experiência”, afirmou Moraes. Porto Alegre introduziu o conceito do Turismo Criativo no país de forma pioneiro, em 2013, acompanhando uma tendência de destinos da Europa e Estados Unidos

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem