O Município aprovou hoje, em Reunião de Câmara, o protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a IKEA Portugal com vista à doação de móveis e acessórios de decoração da sua gama de produtos para apetrechar o Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados (CATR), situado no Lumiar.
A doação, que é composta por 810 artigos, no valor de cerca de 9000€, constitui uma mais-valia para a CML, uma vez que permite modernizar as instalações do CATR e tornar mais caloroso o acolhimento de refugiados, respondendo às necessidades de mobiliário de alguns espaços deste equipamento.
O CATR, que funciona desde 2016, tem capacidade máxima para 28 pessoas, distribuídas por 7 quartos/camaratas.
O apoio social disponibilizado pela IKEA insere-se no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade que pretende ter um impacto positivo na sociedade, através da interação com as comunidades mais vulneráveis, nomeadamente grupo de refugiados em Portugal.
A doação de mobiliário por parte da IKEA é, sem dúvida, uma importante ação de cariz social que vai permitir melhorar a vida dos refugiados acolhidos em Lisboa, através da remodelação do mobiliário, o qual tem sofrido um desgaste ao longo dos anos.
Lisboa, 9 de junho de 2022