O Lab Colaborativo de Inovação e Soluções Sustentáveis para o Semiárido, em desenvolvimento pelo Centro Brasil no Clima (CBC), realiza nesta sexta (4/2) oficina virtual com especialistas de diversos setores sobre soluções para questões socioambientais no desenvolvimento das fontes solar e eólica. A Oficina visa formular políticas públicas inovadoras, interconectando as dimensões socioeducacionais, tecnológicas, ambientais e econômicas, visando aproveitar as grandes oportunidades do crescimento das energias eólica e solar no interior.
Estima-se que até 2038 sejam criados um milhão de novos postos de trabalho no setor eólico e 500 mil no solar no Nordeste. A participação feminina é da ordem de 20% no setor eólico e em torno de 32% no setor solar. As informações são da GIZ, instituto internacional que apoia projetos e ações de combate às mudanças climáticas no Brasil.
Entre as ideias na pauta do encontro, coordenado pelo ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, está a criação de Cooperativas de Créditos de Carbono, que podem atrair recursos para ações na Caatinga e gerar renda para pequenos produtores rurais. O Lab já avança na criação da primeira cooperativa desta emergente economia verde, na região do Rio São Francisco localizada nas divisas de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.
HIDROSINERGIA – projeto realizado pelo Centro Brasil no Clima em parceria com o Instituto Clima e Sociedade para mapear limites e pensar soluções integrando três eixos fundamentais: regeneração ambiental, inclusão social e gestão democrática dos Limites de forma harmônica, sem causar colapsos, nem desemprego.