O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, participou nesta terça-feira (28) da abertura do workshop Nacional sobre os Encargos Acessórios de Responsabilidade Socioambiental dos Contratos de Concessão, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, participou nesta terça-feira (28) da abertura do workshop Nacional sobre os Encargos Acessórios de Responsabilidade Socioambiental dos Contratos de Concessão, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)..

Carboni integra o Conselho Consultivo do Parque (Conparni), que é a principal instância de participação da comunidade na gestão da unidade. Ele é o primeiro diretor da Binacional a ser indicado para o conselho. Também participou da abertura a gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo (ATIT.GB), Aline Teigão, que é suplente de Carboni no conselho e titular da Câmara Técnica de Uso Público do Parque Nacional.

O workshop reúne, até quinta-feira (31), representantes de concessionárias, de parques nacionais que têm contratos de concessão e da rede de parcerias. De acordo com a organização, o objetivo é debater o processo de estruturação e implantação dos encargos acessórios de responsabilidade socioambiental no modelo atual dos contratos de concessão. Os encargos são mecanismos incluídos nos novos contratos como ferramentas indutoras de desenvolvimento.

Evento paralelo

Também nesta terça-feira (29), no Parque Nacional do Iguaçu, o engenheiro florestal Heitor Renan Ferreira, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD) da Itaipu, participou de evento paralelo ao workshop. Ele apresentou a experiência da empresa na contenção de incêndios florestais na área do reservatório e o Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque Nacional do Iguaçu.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Rolar para cima