Benefício traz segurança e conforto para o investidor
Impulsionado pelo crescimento da economia brasileira, pela expansão do turismo de negócios e eventos e pela visibilidade de eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, o mercado hoteleiro se firma como uma excelente oportunidade de negócios para quem procura um investimento seguro, rentável e com liquidez. E se somarmos a isso uma garantia de renda mínima, válida por dois anos? O investidor que adquirir uma unidade do Novotel Macaé conta com esse diferencial. “Ao comprar uma unidade hoteleira, o adquirente recebe um documento emitido pela Maio Empreendimentos junto com o contrato de compra e venda. Isso garante ao investidor uma renda mínima nos primeiros dois anos de operação do hotel”, ressalta Jânio Valeriano, diretor da Maio Empreendimentos, incorporadora do Novotel Macaé e parceira da Accor há 15 anos.
A principal vantagem dessa garantia é a tranquilidade que o cliente vai ter ao comprar uma unidade do Novotel Macaé. “Ele sabe que poderá contar com uma renda mínima em seu planejamento financeiro durante dois anos de operação. Isso será particularmente importante para o investidor que pretende financiar sua aquisição por um prazo após a abertura do hotel. Ele terá essa renda garantida para pagar o seu financiamento, por exemplo”, destaca o diretor.
Esse documento também assegura ao investidor, seja aquele que conhece bem a realidade do mercado hoteleiro ou aquele que está fechando o negócio pela primeira vez, uma garantia na fase inicial do empreendimento. “A partir do momento que o hotel se consolida, essa garantia deixa de ser necessária. Mesmo que a maturação do hotel aconteça em um prazo inferior, resolvemos dar esse conforto ao investidor, sem embutir nenhuma margem de custo na hora da venda”, explica Jânio.
Entretanto, é preciso levar em consideração a procedência desse benefício. Para uma empresa ter a segurança de conceder a garantia, é fundamental que ela conheça muito bem o mercado hoteleiro, o produto que está oferecendo e o seu correto dimensionamento para fazer projeções do desempenho para os anos seguintes. “A experiência conta muito nesse momento. É preciso fazer um estudo de todo o empreendimento, avaliar o modelo de contrato, a localização, a operadora hoteleira responsável, entre outros fatores. No caso específico do Novotel Macaé, o investidor vai contar com a expertise de mais de 15 anos da parceira Maio/Accor, responsáveis por oito hotéis em operação e mais seis em construção no Brasil. Ao entregar a carta de garantia mínima ao nosso cliente, mostramos para ele que confiamos e, mais do que isso, acreditamos e conhecemos o produto que estamos oferecendo”, completa Jânio Valeriano.
Novotel Macaé
O Novotel Macaé é, atualmente, uma das melhores opções de investimento no Estado do Rio de Janeiro. Isso porque reunirá todos os aspectos que o investidor precisa levar em consideração na hora de adquirir uma unidade hoteleira. O empreendimento vai contar com uma gestão profissional de primeira classe realizada por uma organização do porte da Accor. Sendo assim, ele não vai se preocupar com a manutenção e nem com a atualização do seu ativo e, em consequência, terá mais comodidade.
Além disso, o proprietário vai saber exatamente quanto vai investir, sem surpresas no início da operação, inclusive quanto ao capital de giro do hotel, que é de responsabilidade da administradora da bandeira, que aplica toda a sua experiência tanto na fase de implantação quanto na de operação. “Temos total comprometimento com nosso investidor, do desenvolvimento do hotel à operação. Tudo isso significa tranqüilidade e segurança”, garante o diretor.
Para se ter ideia de como o investimento pode ser interessante, em cinco dos empreendimentos hoteleiros da parceria Maio/Accor já entregues e em funcionamento há mais tempo, a taxa de ocupação mensal variou entre 77% e 90% em 2012. A rentabilidade líquida, já deduzidos os impostos, variou entre 10% e 16% sobre o valor do investimento realizado pelo investidor, atualizado pelo IGPM. Para o Novotel Macaé, destaca Jânio, a projeção também é de ótima rentabilidade em razão das altas taxas de ocupação esperadas. E o investidor ainda se beneficiará com a crescente valorização imobiliária na região.
Estrategicamente localizado na Avenida Nossa Senhora da Glória, a uma quadra da Praia dos Cavaleiros, o hotel tem investimentos na ordem de R$80 milhões e vai contar com 197 apartamentos de categoria superior. Ele vai atender o público proveniente do intenso fluxo de negócios que o mercado de petróleo e gás trouxe para a cidade de Macaé. São executivos, empresários e profissionais que passam a semana em Macaé a trabalho, para fechar negócios ou visitar empresas.
O novo empreendimento vai gerar cerca de 150 empregos durante a construção e mais de 600 quando começar a operar, sendo 100 diretos e 500 indiretos. A previsão é que o hotel comece a operar no segundo semestre de 2015.
Construtora está no mercado há quase 40 anos
Com quase 40 anos de atuação, o Grupo mineiro Maio/Paranasa é uma referência no segmento da construção civil brasileira. A construtora Paranasa está presente em obras industriais e atua na execução de edificações comerciais e residenciais, shopping centers, flats e hotéis. São mais de 300 obras concluídas, com elevados padrões de qualidade.
A Maio Empreendimentos, fundada em 1989, atua há 15 anos prospectando, desenvolvendo e construindo hotéis de sucesso em parceria com a Hotelaria Accor Brasil. A Accor e Maio, juntas, foram responsáveis por sete hotéis em Minas Gerais das bandeiras Mercure, Ibis e Ibis Budget, além do Ibis Itaboraí, no Rio de Janeiro. Outros seis empreendimentos da parceria estão em fase de construção, somando um investimento de R$ 500 milhões, entre os quais o primeiro Novotel de Belo Horizonte, o Novotel Savassi.