Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Novo room service dos hotéis Mercure leva experiência local aos hóspedes


Itens como o croissant ganham receitas típicas com inspiração nas diferentes regiões do país

 

 

Com o intuito de tornar a experiência do hóspede cada vez mais local e personalizada, a rede Mercure de hotéis anuncia mudanças em seu serviço de quarto: os cardápios passam a contar com opções inspiradas na gastronomia de cada região, além de identificar mais facilmente pratos saudáveis e disponíveis 24 horas. Até o final de junho todos os hotéis estarão com o novo conceito implantado.

 

“Desde 2013, os hotéis Mercure têm aprimorado diversos serviços dentro de um novo posicionamento global da marca. Por se tratar de hotéis que refletem características de cada região onde estão inseridos, cada vez mais buscamos apresentar consistência por meio da experiência do cliente enquanto ele está hospedado conosco”, comenta Patrick Mendes, diretor geral de operações marcas Luxo, Upscale e Midscale Accor América do Sul, futuro CEO Accor América do Sul.

 

Sanduiche lightO cardápio é composto por um mix de pratos padronizados, como os universais – aqueles encontrados em todos os hotéis da rede –, somando-se a receitas exclusivas dos chefs Mercure e às opções regionais, inspiradas na gastronomia brasileira. Para facilitar na hora da escolha, as refeições são classificadas em categorias: as entradas são apresentadas como “Bem começar”; caldos e sopas estão no “Para aquecer”; “Lanches com estilo” é a divisão para sanduíches; massas e risotos estão como “Massas e algo mais”; “Sabores principais” apresenta os pratos para almoço e jantar; e, por último, as sobremesas estão como “Delícias sob medida”. Além disso, os pratos contam com identificação por meio de selos de fácil visualização: ‘saudável’, ‘produto regional’ e ‘disponível 24H’.

 

“O serviço de room service é parte fundamental dentro de um hotel de categoria intermediária, onde recebemos um público bastante diversificado, mas também proveniente do turismo de negócios. Esse cliente muitas vezes não tem tempo de deixar o hotel para vivenciar a gastronomia local. Isso traz a experiência da cidade para dentro do quarto, tornando a viagem do hóspede mais enriquecedora”, completa o executivo.

 

A prestação desse serviço também passou por uma modernização. Todos os colaboradores da área de Alimentos & Bebidas, desde a cozinha até o maitre, foram treinados para garantir qualidade, satisfação, pontualidade e eficiência no atendimento, cumprindo assim com 100% de todos os padrões e procedimentos exigidos.

 

Isso tudo faz parte dos 96 itens que estão sendo padronizados dentro do Programa de Qualidade Mercure, pioneiro entre o modelo de hotéis midscale. O programa representa uma nova fase do pilar de qualidade da marca, oferecendo diversos produtos personalizados, adaptados ao regionalismo de cada unidade, sob os consistentes padrões globais Mercure. O principal objetivo é posicionar a marca como a rede hoteleira de categoria intermediária mais recomendada, com serviços e produtos que garantam o padrão de excelência do hotel.

 

Inspirações regionais

croissant com recheio regionalUma das possibilidades de provar a gastronomia local é por meio de receitas adaptadas do famoso croissantfrancês. Nos hotéis da região Norte, por exemplo, o hóspede poderá encontrar o pão de massa folhada com recheio de tucumã, banana pacovan e queijo coalho derretido. O tucumã é uma palmeira típica da região que dá frutos comestíveis muito utilizados pela gastronomia local. E a banana pacovan, a mais cultivada na região Norte, é uma mutação da banana prata. 

 

Já na região Sudeste, o salgado poderá ser apreciado com recheio de mortadela, famoso ingrediente presente em sanduíches típicos do Mercado Municipal de São Paulo, ou ‘bauru’, nome de uma cidade do interior paulista e também apelido do criador do lanche, que montou o sanduíche de queijo, rosbife e tomate. Além desses, há o sabor inspirado na culinária mineira – queijo minas e linguiça suína.

 

Os croissants da região Centro-Oeste têm os sabores do cerrado – picanha de sol, queijo crioulo e vinagrete. No Nordeste, são de queijo coalho e carne seca. E no Sul, o recheio é de queijo colonial e salame.

 

Entre as opções de prato principal, ingredientes tradicionais de cada região também são destaque, como é o caso do Arroz com Pequi, da região Norte, o Baião de Dois, do Nordeste, e o Barreado, típico do litoral paranaense, na região Sul.

 

Refeições balanceadas

Ao mesmo tempo, as refeições do cardápio são balanceadas, seguindo as premissas do Planet 21, programa de desenvolvimento sustentável da Accor, que tem como uma das metas oferecer alimentação saudável e balanceada.

Opções como saladas, peixes, omelete, arroz integral, legumes e frutas, além de sanduíches light, integram o menu saudável. 

 

 

Serviço

O novo room rervice estará disponível em todas as unidades Mercure até o final de junho deste ano. Para mais informações sobre os hotéis Mercure, acesse: www.mercure.com.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem