NOS 250 ANOS DE FUNDAÇÃO, PORTALEGRE-RN INVESTE NO TURISMO CULTURAL COM O III FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL

Evento acontece de 12 a 14 de agosto e pretende valorizar a culinária de influências alentejanas e sertanejas através das oficinas e palestras. Haverá shows musicais de Alcymar Monteiro, Capim Cubano e outras atrações

Há 250 anos, o português Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo fundava a terceira Vila da Capitania do Rio Grande. A data era 8 de dezembro de 1761. O valor sentimental daquele pequeno povoado, a 700 metros de altitude, pesou na escolha do nome de batismo, pois o lugar lhe lembrara a outra Portalegre, na região do Alto Alentejo, em Portugal. Em tom de homenagem, nascia assim a cidade de Portalegre, no oeste norte-rio-grandense, município cujo passado é recheado de histórias e lendas e que chegou a ser a capital do RN por um período de nove dias. Desde 2004, Portalegre foi reconhecida como Cidade-irmã da sua homônima portuguesa.

Apesar de toda essa ligação sentimental e histórica, faltava ainda um tempero na mistura: a gastronomia portuguesa em solo portalegrense. O III Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, que acontece de 12 a 14 de agosto, pretende dar o primeiro passo no resgate dessa culinária de influências alentejanas e sertanejas através das oficinas e palestras.

Com realização da Lógica Eventos e produção das Secretarias de Cultura e de Turismo e Meio Ambiente de Portalegre, o festival tem patrocínio do Governo do Estado, prefeitura de Portalegre e Ministério do Turismo. A direção do evento é de Walde Faraj, Carlos Lira Jr e Sanylle Faraj. A coordenação gastronômica é dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo. A produção local é dos secretários municipais Temístocles Maia e Maria Aucely Costa.

CONEXÕES GASTRONÔMICAS

“Portalegre é uma cidade onde se consome e se cultiva muitos legumes, incluindo a batata. É uma característica bem peculiar da região”, disse a chef Sanyle Faraj, diretora gastronômica do festival. Além dos legumes, as carnes cozidas, o carneiro, a castanha e o caju serão ingredientes presentes nas oficinas da cozinha-show.

O festival contará com a presença dos chefs Nito Avelar, Tadeu Lubambo, Denize (Salsa), Eugênio Cantídio (cozinha portuguesa), as nutricionistas do Gacc, Iara Cristina, e da equipe do Festival, Juliana Garcia, o bartender Marcelo Labre, Dona Adalva do Paçoca do Pilão e dona Ozenir Cabral da Galinha da Totoia (tradição regional), Marina Pantoja e sua cozinha funcional do Flor do Sal (culinária saudável), Sanylle Faraj (cozinha do velho mundo), Cacau Wanderley (petiscos e entradas), Ângelo Medeiros (com duas oficinas infantis), Gabriel Camilo (cerimonial e cozinha contemporânea), Witame Jr e Sales (pizzas), entre outros nomes convidados.

As tendas de restaurantes abrigarão os estabelecimentos Paçoca de Pilão, Galinha da Totóia, Minha Massa, Curva do Vento, Calígula, Ombak, Água na Boca (Pau dos Ferros), Salsa, Chocofrutas, Degustação-show com o tema Árabe, tenda do vinho — que vai incluir fondues, geleias de vinhos e degustações.

Entre os parceiros estão a Tecnox, Flor de Sal (Cimsal), Ligzarb distribuidora, Multibar, Inovar Tecnologia em Cozinhas, Habitare, Melhoramentos, DuBeef, Café Santa Clara, Frisco e Ótica Walde Faraj.

INTERNET GRATUITA E BOA MÚSICA

E para quem não quer ficar desconectado, a Prefeitura vai disponibilizar. em parceria com a Brisanet, o sistema de wireless — internet gratuita — em toda a praça da Matriz. Na programação de shows, estão confirmados nomes como Alcymar Monteiro, banda Capim Cubano, Canindé Moreno, Forró Cavalo de Pau, Forró Bole Bole e banda Anos 60, entre outros.

A cidade de Portalegre fica a 366 km da capital. A altitude serrana é de 710 metros ao nível do mar e dará o clima exato para saborear a leva de atrações gastronômicas e culturais desta edição.

INFORMAÇÕES

III Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre

Direção geral: Walde Faraj (84) 9983-0044

Chefs coordenadoras: Sanylle Faraj 9413-6824 e

Cacau Wanderley 9430-2694

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.