No último dia 5 de dezembro, a ETC – European Travel Commission realizou a cerimônia de premiação do 33º Prêmio Europa de Comunicação

33º Prêmio Europa de Comunicação

tem ganhadores revelados em evento

no Consulado Tcheco

Tradicional premiação da Comissão Europeia de Turismo

reuniu cem convidados– No último dia 5 de dezembro, a ETC – European Travel Commission realizou a cerimônia de premiação do 33º Prêmio Europa de Comunicação. O evento aconteceu no Consulado da República Tcheca em São Paulo. Dedicado a reconhecer a excelência da produção de conteúdo de turismo que tenha como tema os países europeus, o prêmio agraciou três profissionais e gerou uma menção honrosa:

• Na categoria Melhor Matéria Escrita, o vencedor foi Marcel Vincenti, pelo artigo Ilha do Pico: um paraíso bruto para descobrir a 1663km de Lisboa, publicado no UOL.

• Na categoria Melhor Matéria Audiovisual, o vencedor foi Gilberto Smaniotto, pela reportagem A Espanha de Picasso, exibido na TV Bandeirantes.

• Na categoria Melhor Conteúdo em Rede Social, a vencedora foi Natália Manczyk pelo post Você já conhecia esse passe para viajar de trem pela Europa?, publicado no Instagram Porta de Embarque.

• A menção honrosa foi entregue para Cecília Padilha, do blog Yes We Cook.

Além de uma placa comemorativa, cada vencedor receberá uma passagem aérea para a Europa, em data a sua escolha.

“Como organismos de promoção do turismo, nós precisamos do trabalho dos profissionais da comunicação. Eles nos ajudam a divulgar as inúmeras atrações que a Europa tem a oferecer.” – declarou Petr Lutter, presidente da ETC no Brasil. “O Prêmio Europa é o justo reconhecimento da excelência desses profissionais” – conclui.

Um dos mais tradicionais prêmios de jornalismo do Brasil, e o único dedicado exclusivamente ao setor do turismo, o Prêmio Europa de Comunicação é realizado anualmente pela ETC – European Travel Commission. Essa edição contou com 319 matérias inscritas, com artigos sobre 29 países europeus participantes da Comissão Europeia de Turismo.

Os trabalhos finalistas foram analisados por um júri independente, formado por Fabiano Camargo, da Braztoa, o jornalista e historiador José Ruy Gandra e a jornalista doutora Maria Elisabete Antonioli. A premiação foi apresentada por André Coutinho, jornalista do Grupo Bandeirantes e vencedor na edição de 2021.

Sobre a ETC

Fundada em 1948, a European Travel Commission (ETC) é uma organização sem fins lucrativos e responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A organização, hoje, é composta por 34 órgãos nacionais de promoção do turismo de países europeus. Para mais informações, visite www.etc-corporate.org

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!