Natal sobe no ranking nacional de transparência sobre Covid-19

A cidade do Natal subiu duas posições no Índice de transparência da Covid-19, elaborado e divulgado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus. A capital potiguar passa a ocupar o quarto lugar no ranking das capitais brasileiras com maior transparência em relação ao uso dos recursos contra a pandemia.

De acordo com a classificação da OKBR, Natal tem um nível alto de confiabilidade na aplicação de seus recursos e transparência dos seus dados. A entidade considera a cidade com nível “ALTO” e, de 100 pontos possíveis, a capital potiguar atingiu 97. “A cultura da transparência vem sendo cada vez enraizada no município, buscando atingirmos sempre o grau máximo aos padrões exigidos. Em Natal, estamos sempre atentos aos padrões estabelecidos pelos principais órgãos nacionais e Internacionais que avaliam o grau de transparência dos entes públicos”, destaca o prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias.

“Essa cultura demanda um grau de maturidade alto de toda a gestão para compreender a importância dos dados serem o máximo possível abertos. O resultado da última avaliação da organização não governamental Open Knowledge Brasil quanto à transparência das informações sobre o comportamento da Covid-19 em nosso município demonstra o compromisso em sempre estarmos envidando esforços e trazendo sempre as informações e dados ao cidadão sobre a pandemia em nosso município”, comenta, por sua vez, Rodrigo Quidute, controlador geral do Município.

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para que sejam publicados. Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Em outro índice, esse realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, no sistema Confúcio, Natal também aparece em destaque. “O portal Confúcio, do MPRN, atribui pontuação máxima ao município de Natal quanto à Transparência dos gastos nesse enfrentamento. São notícias que nos mostram que o pilar da transparência máxima, de todas as informações e dados públicos, é prioridade na gestão”, conclui Quidute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.